sábado, 29 de março de 2014

Prefeitura de Rio Bonito oferece Equoterapia gratuitamente

Flávio Azevedo

Um trabalho que envolve uma comissão com funções interdisciplinares que está a disposição dos praticantes.  
“Um método terapêutico que utiliza o cavalo para propósitos interdisciplinares nas áreas de Saúde, Educação e Equitação. O objetivo é estimular o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais”. Essa é, segundo o site da Associação Nacional de Equoterapia, a ANDE Brasil, a definição de Equoterapia, uma metodologia ainda nova, pouco difundida, mas que já existe em Rio Bonito. A Prefeitura do município oferece o serviço na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Prainha, no Km 9,5, da RJ – 124 (ViaLagos).

Mãe de dois filhos que utilizam o serviço, um de 10 anos e outro de 5, a moradora do Green Valley, Rita de Cássia Carvalho, comenta os benefícios para os seus filhos quando eles começaram a praticar Equoterapia. “Os meninos eram muito retraídos, um deles começou a praticar quando tinha apenas dois anos e meio e os avanços nós percebemos em todas as esferas do desenvolvimento, seja física, psíquica ou emocional”, destaca Rita.

A coordenadora do projeto, Renata Brandão Cardozo, explica que a indicação para que o indivíduo pratique a Equoterapia vem do médico e “geralmente quando é identificada uma necessidade especial, tem alterações psicológicas e/ou dificuldades na aprendizagem, sobretudo em crianças”. Ela acrescenta que para conhecer ou tirar dúvidas sobre o projeto os interessados podem ligar para (21) 99877-7218. 

Em Rio Bonito, o projeto é desenvolvido entre as Secretarias de Agricultura, Saúde e Educação, conta com profissionais das áreas de Psicologia (02), Fonoaudiologia (02), Fisioterapia (04) e Veterinário (01), já que o cavalo é a principal ferramenta do serviço. O programa, que conta com três animais, também dispõe de um equitador e um auxiliar guia.
– É preciso ressaltar também, que o município de Rio Bonito é um dos poucos lugares que dispõe de área coberta para o desenvolvimento da Equoterapia, o que é bom para os praticantes, para os profissionais envolvidos no serviço e para os animais – destaca a coordenadora do projeto, lembrando que somente crianças com cerca de três anos de idade podem praticar Equoterapia.

Considerações Complementares 
A equipe junto do Secretário Hedilberto Medina (de camisa verde).
A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
– Principalmente o aspecto lúdico da Equoterapia é muito importante para as crianças que têm alguma necessidade. É muito evidente a satisfação delas quando estão interagindo com o animal, com a equipe, porque é algo novo para essa criança, que ao descobrir novas sensações se abre para novas experiências – destaca Renata Cardozo.

Em Rio Bonito, o serviço de Equoterapia é oferecido das 8h às 17h, nas terças, quartas e sextas-feiras. As sessões tem duração média de 30 minutos ou conforme a aceitação do praticante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário