sábado, 29 de março de 2014

Hemonúcleo de Rio Bonito comemora 20 anos e sorteia brides entre doadores

Flávio Azevedo 
O Banco de Sangue de Rio Bonito e outras unidades estão sempre com os estoques de sangue muito baixo.
Dois liquidificadores, uma sanduicheira, uma cafeteira e um ferro de passar roupas são os prêmios que serão sorteados entre os doadores de sangue que participarem, na próxima semana, da programação de aniversário do Centro de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva, que completa 20 anos de funcionamento. O Banco de Sangue funciona em prédio anexo ao Ambulatório Municipal Manoel Loyola, na Mangueirinha, em Rio Bonito. O Hemonúcleo atende Rio Bonito e municípios vizinhos. As comemorações serão iniciadas no dia 31 de março e se estenderão até o dia 4 de abril, data do aniversário da instituição.

De acordo com a coordenação do Hemonúcleo, os doadores irão participar, diariamente, de um sorteio. Ao todo serão cinco sorteios. Os brindes serão entregues no dia 4 de abril aos sorteados. A coordenação do Banco de Sangue agradece ao Centro de Oncologia de Rio Bonito (CORB), que fez a doação dos brindes que serão sorteados. 

O que fazer para doar

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos. No ato da doação é preciso estar bem alimentado e não ter consumido qualquer tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. O doador deve apresentar um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação). Menores de idade só podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Antes da coleta de sangue as pessoas têm de responder um questionário de saúde. As respostas devem ser verdadeiras e as informações são mantidas em sigilo pelo profissional entrevistador, geralmente um enfermeiro (nível superior). O sangue coletado sempre passa por exames preliminares.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses de uma doação para outra. Já mulheres podem doar, no ano, até três vezes, respeitando uma pausa de três meses entre as doações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário