quinta-feira, 13 de março de 2014

Funcionários do Hospital Regional Darcy Vargas estão em greve

Flávio Azevedo 
Grupo de funcionários do HRDV percorrendo as ruas de Rio Bonito em manifestação.
Com alguns anos de atraso, a esperada greve dos funcionários do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) de Rio Bonito aconteceu. Os servidores da instituição, que é uma entidade filantrópica administrada pela sociedade, reclamam que não receberam o pagamento referente ao mês de fevereiro. Parte dos funcionários do HRDV saiu em manifestação pelas principais ruas do município na manhã dessa quinta-feira (13/03). A recepção do hospital está vazia e cartazes alertam para o legítimo movimento grevista, que tem a frente o Sindicato Intermunicipal de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (Sindtea).

Nunca o jargão popular “na briga do rochedo com o mar, quem sofre é o marisco” foi tão apropriada para classificar uma situação, já que a “guerra fria” entre a direção do HRDV e a Prefeitura Municipal é o pano de fundo da greve. A diretoria do HRDV afirma que não paga os salários, porque não tem dinheiro em caixa. Já a prefeita Solange Almeida, durante a assembleia dos associados da instituição realizada no último domingo (09/03), além de pedir a palavra informou que “os repasses estão em dia”. Em nenhum momento ela foi contestada pelos integrantes da diretoria do HRDV, dos conselhos da instituição e/ou pelos associados.

O líder sindical Paulo Cézar Pinto, que coordena a greve junto com os funcionários do HRDV, afirma que a greve será mantida até que o pagamento seja depositado. Ele afirma que as partes interessadas (HRDV e Prefeitura) foram informadas do movimento grevista, “mas não deram solução para o problema”.

Repercussão
Cartazes com palavras de ordem e informações sobre o estado de greve dos funcionários do HRDV foram exibidos durante a manifestação do grupo.
Nas ruas da cidade as pessoas estão divididas quanto a greve, que é legítima, está sendo realizada dentro do que preconiza a lei, mas acaba ofuscada pela postura partidária daqueles que analisam a questão. A dona de casa Antônia Maria Souza, moradora do Rio Vermelho, comenta que “o HRDV já está horrível, agora então vai ficar uma porcaria. Esse pessoal tinha é que ir trabalhar e cuidar dos pacientes!”. Já o funcionário público, Gláucio Teixeira, pondera que o movimento é legítimo. Diante da opinião da entrevistada anterior, ele diz que “o problema é que em todas as empresas, o patrão não valoriza o seu corpo de funcionários, mas quer que eles deem o sangue pela empresa”.

Um funcionário que por receio pede para não ser identificado, confessa que não aderiu publicamente a greve e declara que “independentemente do que dizem Prefeitura e Hospital, nós somos chefes de família, temos contas para pagar, esposa e filhos para alimentar, compromissos financeiros para saudar e não podemos ficar a mercê do capricho desse pessoal que só quer saber de política”.
– Conversando com antigos profissionais do HRDV, eles contam que sempre houve esse clima tenso entre Prefeitura e Hospital. Eles comentam que em outras oportunidades o salário também atrasava, houve tempo que o 13º salário não foi pago em dezembro, mas não efetuar o pagamento e dizer que não tem previsão de pagar é um fato novo nessa história conturbada entre as partes – pondera.

Fonte: Sindtea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário