terça-feira, 25 de março de 2014

Falta maturidade e respeito ao semelhante

Flávio Azevedo 
Não há legenda diante da frase cunhada por ninguém menos que Albert Einstein
Um dos problemas da sociedade atual é a falta de maturidade. Se juntarmos a essa realidade, a dificuldade que temos para ouvir teorias e posicionamentos diferentes das nossas convicções, nós chegaremos ao que temos visto nas mídias sociais, onde diariamente tem gente se digladiando por nada e irritada por pouca coisa. Nesse contexto, eu não posso me furtar de comentar a postagem do amigo Zeca Novais, que recentemente fez uma colocação muito razoável sobre a “Caminhada Pela Vida”, evento que acontece nessa quinta-feira (27/03), a partir das 14h. A verdade é que os tais debates nos mostra que temos ainda outro grande defeito: a intolerância.

Sinceramente, eu tentei encontrar problemas na postagem do Zeca e não consegui. Conversando com algumas pessoas eu perguntei: terminada a “Caminhada Pela Vida”... Será que o tráfico de drogas, que tem destruído inúmeras famílias em nossa cidade, terá desaparecido?

Bem, eu penso que é nessa direção que o nosso Zeca quer caminhar. Ao longo de oito anos no jornalismo, várias “caminhadas” já aconteceram em Rio Bonito. A verdade é que nenhuma delas teve algum resultado prático. Por isso, não seria inteligente olhar o comentário do líder do Projeto Lona na Lua como uma crítica, mas como um alerta. Será que é difícil perceber mais que a ironia do artista?

Rio Bonito, como todas as demais cidades do Brasil, tem instrumentos sociais que deveriam estar funcionando melhor nessa “Caminhada Pela Vida”. Temos Conselho Tutelar, Conselho de Segurança, Comitê de Prevenção às Drogas, Conselho dos Diretos da Criança e do Adolescente, Conselho de Assistência Social, Conselho de Saúde, Conselho de Educação, Juizado de Menores, Ministério Público, Poder Judiciário, Fiscalização de Postura, Polícia Militar, entre outros.

Além disso, nós ainda temos instituições como Ordem dos Advogados do Brasil, Clubes de Futebol, Igrejas, Associações de Classe, Associações de Moradores, Clube dos Sóbrios, grupos culturais, grupos esportivos, entre outros.

Todos esses atores são personagens que deveriam figurar com mais firmeza nessa “Caminhada Pela Vida”. Contudo, a principal instituição que deve figurar nesse evento é a FAMÍLIA. É claro que não podemos atribuir a todos os pais a culpa por seus filhos terem escolhido caminhos errados. Por outro lado, não são todos os pais que podem ser isentos dessa culpa.

Também dispensa legenda essa frase de Franz Bardon
Antes de jogarmos pedras, nós deveríamos analisar texto e contexto do que foi escrito pelo brilhante Zeca Novais. Feito isso, nós perceberíamos que esse rapaz torce por Rio Bonito como todos nós. Recentemente ele passou pela Secretaria Municipal de Cultural, tudo indica que ele não se adaptou, mas isso não é motivo para crucificarmos as suas opiniões e termos má vontade com ele. Zeca é um jovem idealista que ainda vai cometer muitos erros, muitos acertos e isso faz parte do nosso processo de maturidade.

A informação de um suposto patrulhamento sobre os que curtem ou compartilham essa e/ou qualquer outra postagem no Facebook, nos faz voltar aos “Anos de Chumbo”. Aliás, é importante acrescentar que a nossa imaturidade nos faz mais regredir do que progredir.

Eu, Flávio Azevedo, que sempre fui um sujeito muito crítico, tenho defendido a seguinte tese: critique, reclame, se mobilize, fale, preocupe-se com a sua cidade, mas, por favor, não deixe de curtir e compartilhar o que é positivo, pois não vivemos num mundo 100% ruim ou 100% bom. Temos um pouco de cada uma dessas coisas dentro de nós, por isso, nós precisamos ser mais pacientes, mais equilibrados, mais brandos e mais compreensivos.

Encerro mandando um beijo no coração sonhador do Zeca Novais, agradecendo os meus seguidores e leitores o carinho de sempre, e deixo um provérbio de Salomão: “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Provérbios: 15.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário