sábado, 29 de março de 2014

Cartazes contra a Prefeitura no dia da assembleia de associados do Hospital Darcy Vargas é assunto na Câmara

Flávio Azevedo 
O vereador Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches.
Durante a sessão dessa terça-feira (11/03), na Câmara Municipal, a vereadora Rita de Cássia criticou a colocação de cartazes com os dizeres “Diga não a Prefeitura, vote certo”, ao longo da Rua João Carmo. O fato aconteceu no último domingo (09/03), quando aconteceu a assembleia de sócios do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), quando os associados escolheram a direção da casa para mais um ano. “Não admirei essa postura, achei de péssimo gosto e precisamos encerrar esse clima de hostilidade entre as partes”, ponderou a vereadora, acrescentando que essa situação se arrasta há cerca de 15 anos. “Os governos mudam, a direção do hospital também, mas os problemas e desavenças permanecem e isso precisa ter um fim”.

Também abordou o assunto o vereador Marcos Fernando da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car. Para ele, “a guerrinha que está acontecendo entre o poder Executivo e a direção do hospital só trás prejuízos para a população, sobretudo para os mais humildes”. Ele acrescentou que, “hoje, a situação é tão problemática, que até os usuários de plano de saúde estão sofrendo com a falta de médicos”.
– Quando faltam médicos no hospital, qualquer um é penalizado, porque se falta o profissional na emergência, seja pobre, rico, cliente do SUS, de Plano de Saúde ou particular, o profissional não está lá para atender. Logo, a pessoa fica sem atendimento. Isso é um problema sério e nós, como representantes do povo, precisamos dar conta disso, apurar os fatos, buscar a razão para esses problemas que precisam ser solucionados o quanto antes – ponderou.

Reunião com a diretoria
Os cartazes com dizeres contra a Prefeitura indignou a prefeita Solange Almeida e vereadores.
O presidente da Câmara, vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis, que havia anunciado uma Audiência Pública com representantes da instituição nessa quarta-feira (12/03), revelou que o encontro foi cancelado a pedido da direção do hospital. “Outra data será marcada, porque os médicos estão faltando, as reclamações são muitas, a prefeita Solange Almeida afirma que os repasses estão rigorosamente em dia, mas o povo continua sofrendo e nós precisamos dar uma resposta a população, porque foi para isso que nós fomos eleitos”, destacou Reis, frisando que na oportunidade, a prefeita Solange e o secretário de Saúde, Anselmo Ximenes estarão presentes.
– O objetivo é acabar com o jogo de empurra, apurar a razão para os problemas e aproveitar que as partes estarão juntas para resolvermos de uma vez por todas essa questão que está incomodando a todos nós – destacou o presidente.

A vereadora acrescentou que não entendeu o pedido da direção do HRDV. “Já que a antiga diretoria foi reeleita e eles têm plenos conhecimentos do que está ocorrendo na instituição, por que o adiamento?”. Ela acrescentou que “se fosse uma diretoria nova tudo bem, mas os vencedores apenas darão continuidade aos trabalhos que estavam sendo desenvolvidos. Eu não entendi esse adiamento!”.

“Cochilo é um problema” 
O vereador Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão.
O vereador Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão, ao fazer uso da palavra e abordar o assunto, fez uma revelação interessante, mas que não é estranha para quem conhece a área da Saúde. De acordo com o parlamentar, um funcionário do hospital comentou que os médicos em muitas oportunidades se escondem do serviço.
– Eu soube por um funcionário do hospital, que uma situação que ajuda a aumentar essa falta de médicos é a postura dos próprios profissionais. Em muitas ocasiões, o médico está lá, mas está dormindo. Ele vem de outro plantão, se tranca no quarto dos médicos e passa ordem na recepção para não ser incomodado. As pessoas tem medo de perder o emprego, de arrumar problema e dizem na portaria que não tem médico – disse o vereador, acrescentando que não são todos os profissionais que fazem isso, “mas tem muitos que usam esse artificio que acaba prejudicando a população e a própria instituição”.

Enquanto todos os parlamentares parabenizaram a diretoria do HRDV pela reeleição, o vereador Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches fez o contrário.
– Não, eu não vou dar parabéns pela reeleição, porque o hospital não está bom. Vou parabenizar quando a instituição estiver funcionando bem, as reclamações não existirem mais e o povo estiver sendo bem atendido. Sou a favor do hospital, voto qualquer mensagem que chegar aqui para beneficiar a instituição, mas se eu identifico problemas no comando do HRDV, não posso ficar aqui dando parabéns! Ficarei sim, torcendo para que eles consigam acertar, para aí sim eu dar parabéns – alfinetou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário