quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Olheiro de Rio Bonito descobre zagueiro que desponta no Corinthians

Flávio Azevedo 
Os pais do garoto Luis Felipe, com a camisa do Corinthians, posam com o filho e agente Douglas Muros (à direita).
Com o objetivo de descobrir, acompanhar e encaminhar, meninos que queiram jogar futebol e, logicamente, tenham talento para o ofício, o riobonitense, Douglas Muros, que é ex-jogador de futebol, há cerca de dois anos está atuando como “caça talentos” e encaminhando futuros craques para grandes clubes do Brasil. Titular do time de “captação de atletas” da Infiniti Sports, empresa do Rio de Janeiro que tem representação em Londres, o ex-jogador tem penetração em grandes clubes do futebol brasileiro.

Entre os meninos que já garimpou nesse fértil solo de craques que é o Brasil, Douglas destaca o zagueiro Luis Felipe Rocha, morador do Parque das Acácias, no 3º Distrito de Rio Bonito. A jovem promessa tem 17 anos, joga no Corinthians e foi campeão paulista de 2013 da sua categoria. No início de janeiro, ele defendeu o clube paulista na Copa Santiago de Futebol Juvenil, no Rio Grande do Sul. Nessa competição o Corinthians ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado nos pênaltis pelo Internacional/RS.

A experiência de ter atuado profissionalmente em equipes como Palmeiras, Atlético/PR, Figueirense/SC, entre outras do futebol brasileiro, levou Douglas a jogar no futebol italiano, onde defendeu o Levante por uma temporada. Conhecedor das dificuldades e desafios existentes no meio futebolístico, Douglas afirma que decidiu encerrar a carreira dentro das quatro linhas e atuar fora de campo, onde as disputas são mais duras que uma partida onde se luta por três pontos.
– Ao longo da minha carreira eu enfrentei muita deslealdade; o volume de gente sem preocupação com a vida do atleta profissional é grande; ética e profissionalismo acabam sendo elementos pouco encontrados em nossas histórias. E foi exatamente pensando nisso que eu decidi seguir um caminho onde eu possa preparar os meninos para que eles não enfrentem as dificuldades que eu conheci – disse Douglas, acrescentando que problemas podem até acontecer, “mas o meu jogador estará preparado para absolver os impactos da vida”.

Sonho de infância

Aos 17 anos, Luis Felipe Rocha tem 1,90 m de estatura, 76 kg e atua como zagueiro. Filho de Lourival Cunha e Maria Cristina Rocha, tradicionais moradores do Parque das Acácias, o atleta do Corinthians, jogando em Rio Bonito, já defendeu as cores do Cruzeiro. De acordo com ele, Thiago Silva, Rever e Dedé, são os melhores zagueiros em atividade do futebol brasileiro. Ainda segundo o zagueiro riobonitense, Piquete, do Barcelona; e Sérgio Ramos, do Real Madrid, são os melhores da função entre os defensores estrangeiros.

Já entre os atacantes, no Brasil, Luis Felipe aponta Neymar como o melhor em atividade. Entre os estrangeiros, ele diz que Cristiano Ronaldo é o melhor. “Sempre sonhei jogar futebol e estar, hoje, no Corinthians é ver um pouco esse sonho ser realizado”, conta o jogador, que é comedido nas palavras, mas é um sujeito grande em estatura e em futebol. Ex-aluno dos colégios Raubino Pereira de Mesquita, Dr. Astério Alves de Mendonça e Barão do Rio Branco, o zagueiro diz que é bom de matemática e está no 2º Ano do Ensino Médio, do Colégio João XXIII.
– Para eu me manter no Corinthians, uma das exigências do clube é ter bom desempenho dentro de campo e ir bem nos estudos. É importante para mim, porque se eu não seguir a carreira de jogador de futebol eu tenho o estudo para seguir a minha vida – conta o zagueiro que já passou pelas peneiras do Botafogo, mas acabou não ficando no clube carioca por conta de questões contratuais.

Filhos de pais que gostam de futebol, a mãe, Maria Cristina Rocha, diz que já jogou futebol (foi zagueira do Esperança) e atua como treinadora, geralmente mais severa que a comissão técnica do Corinthians. “A família sempre esteve muito presente na vida do Felipe, nós sempre acompanhamos a carreira dele, nós investimos e apostamos nesse menino e acreditamos que se ele for sempre uma pessoa humilde, ele será um grande jogador do futebol brasileiro”, disse a mãe de Felipe, que se declara a fã número 1 do zagueiro do clube paulista.

Apesar de serem otimistas, os pais também são realistas e afirmam preparar o filho para os desafios e obstáculos da vida. “A carreira que ele escolheu não e fácil, mas é preciso trabalhar, ter dedicação e se empenhar para colher os frutos”, comentou o pai Lourival, que revelou também ter jogado futebol na juventude e também ter atuado na defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário