quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Assassinatos, prisões, golpes e iluminação pública são assuntos do Conselho de Segurança de Rio Bonito

Flávio Azevedo 
O líder comunitário, Gustavo Bastos, pediu mais Segurança e atenção para o Green Valley.
Durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Rio Bonito, que aconteceu no último dia 11 de fevereiro, na sede da 35ª Subseção da OAB, no Centro, foram debatidos temas como melhorias na iluminação pública, monitoramento, o aumento de roubos em várias localidades e a crescente ação de traficantes em localidades como Boqueirão e Flor dos Cambucás. No Boqueirão, segundo informações de moradores da localidade, haveria uma guerra territorial entre criminosos locais, inclusive, um deles teria ordenado o fechamento de um quiosque que funciona na praça do bairro, ao lado do Ginásio de Esportes.

O delegado titular da 119ª DP, Carlos Eduardo Pereira Almeida, afirmou que a parceria que esta existindo entre Policia Civil, Militar e Guarda Municipal tem sido muito importante para o trabalho das forças de segurança. Ele comentou que a Secretaria Municipal de Gestão desenvolveu um aplicativo que permite contato direto entre as polícias e a Guarda Municipal. “Essa ferramenta tem dado bastante mobilidade a nossa luta contra o crime”.

O delegado acrescentou que prisões e investigações importantes estão sendo realizadas pela sua equipe; e revelou que “em breve anunciará prisões impactantes”. Ele também comentou o assassinato de Cristiano de Azevedo Machado, o Ceguinho. O crime aconteceu no Parque da Luz, no 3º Distrito, no último dia 14 de janeiro. Segundo o delegado, a ordem para o assassinato veio de um traficante local e a motivação teria sido o furto de uma moto.

O delegado comenta a criminalidade crescente em Rio Bonito.
O comandante da 119ª DP também destacou que a polícia prendeu, no último dia 4 de fevereiro, Elder Couto do Nascimento, vulgo Salsa. Além da acusação de associação ao tráfico, Salsa também é suspeito de ter participado do assassinato de Ceguinho. Na ocasião, a polícia também prendeu Romero Balde Patrício Neto, de 19 anos; Cristiano Romero Borges, de 27 anos; e Simone Guimarães Souza, de 26 anos. De acordo com o delegado, Romero e Cristiano são responsáveis pelos roubos de carros que estavam acontecendo em Rio Bonito nas últimas semanas. Já Simone está sendo acusada de associação ao tráfico e de ter alertado Salsa sobre a presença da polícia na localidade quando a operação foi deflagrada. Além estar com um revolve, Salsa tinha em seu poder um volume de cocaína avaliado em R$ 18,4 mil.

Tombo do Seguro

Durante a sua fala na reunião do CCS, o delegado também comentou que está investigando os roubos de carro ocorridos em Rio Bonito. Vale lembrar que um crime muito conhecido, mas pouco comentado por conta do ‘puritanismo’ da sociedade, é o ‘Tombo do Seguro’. O crime geralmente é praticado pelo proprietário de um carro, que simula um furto ou um assalto com o objetivo de receber o dinheiro do seguro ou um veículo novo.
– Com o aumento dos roubos de veículos na cidade, nós percebemos que alguns casos aqui são diferentes de outros. Assim, nós estamos aproveitando a oportunidade para investigar a possibilidade do golpe do seguro em algumas ocorrências. Em breve teremos algumas prisões que causarão grande impacto – garantiu o delegado.

Participação

Já não é mais novidade a participação de lideranças comunitárias dos bairros, Praça Cruzeiro, Monteiro Lobato, Rio Vermelho, nas reuniões do CCS. Dessa vez, porém, compareceu o presidente da Associação de Moradores do Green Valley, Gustavo Bastos. Ele pediu a palavra e cobrou maior policiamento para o seu bairro, hoje, um dos mais valorizados do município. De acordo com o líder comunitário, “o volume de roubos a residências têm sido muito grande nas últimas semanas, os moradores da localidade estão alarmados e se torna urgente pensar o que fazer para se oferecer mais segurança aos moradores do Green Valley e de todo município”.

Iluminação pública e monitoramento

O secretário Eloir Cardoso fala sobre Iluminação Pública e Monitoramento de Câmeras
Diante da reclamação de trechos do município que estão sem iluminação, o secretário de Segurança, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eloir Cardoso não enrolou e foi objetivo. “Não há justificativa, mas temos um problema licitatório na aquisição de material para trabalhar e atender a população como deveríamos”. O secretário também respondeu perguntas sobre os investimentos previstos para o monitoramento do município.
– Quando eu assumi o comando da Secretaria, eu encontrei um projeto de monitoramento que precisaria ser ampliado, porque vários bairros e trechos do município não estavam cobertos. Por exemplo, não existia monitoramento para o Green Valley, uma localidade que está muito valorizada e precisa dessa atenção. Assim, foi necessário refazer o projeto e contemplar todo município – esclareceu Eloir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário