quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Riobonitense Welinton mantém Flamengo 100% em 2014

Flávio Azevedo 
Welinton marca gol da vitória do Flamengo contra o Volta Redonda e sai para comemorar com o torcedor.
Algumas críticas esportivas chamam o zagueiro Welinton, garoto filho de Rio Bonito e que cresceu na Serra do Sambê, de “novo Welinton”. Outros setores da imprensa preferem dizer que “como aconteceu com outros atletas do próprio Flamengo, clube defendido pelo zagueiro riobonitense, imprensa e torcida não tiveram paciência com o jogador que nas categorias de base sempre frequentou as categorias de base da Seleção Brasileira”. 

Mais do que decidir as duas partidas do Flamengo no Campeonato Carioca de 2014 (Audax e Volta Redonda), o zagueiro começa chamar a atenção também por desempenhar bem sua função defensiva e, principalmente, pela confiança com a bola nos pés. Classificado como “rebatedor” de bola no início da carreira, Welinton, que em várias oportunidades foi defendido pelo seu ex-técnico, Wanderley Luxemburgo, tem atuado com a cabeça erguida, arrisca lançamentos e tem acertado.

Se “Luxa”, um renomado treinador do futebol brasileiro, sempre disse que o zagueiro tinha qualidades, não tem sido diferente com o seu atual treinador, Jayme de Almeida, de quem Welinton é um velho conhecido. Jayme foi responsável pela sua reintegração ao time principal e sempre que pode o elogia o jogador.
– Pela minha filosofia, pelo que penso do futebol, ficar rebatendo bola para o céu não adianta nada. Tudo começa lá atrás, com os zagueiros. Se tiver qualidade para sair jogando, vou preferir. Recomendo não arriscar, mas se puder dar o passe... Ele (Welinton) está no Flamengo desde garoto, teve muito problema em relação à torcida, e nesses dois jogos se apresentou muito bem. Já tinha ido muito bem contra o Grêmio no ano passado (pelo Brasileirão) – explicou o treinador, que não demonstra surpresa com a boa fase do jogador. 

Os números também estão a favor do zagueiro riobonitense. Diante do Volta Redonda, partida disputada nessa quarta-feira (22/01). Ao todo, foram 40 tentativas de passes/lançamentos e apenas três erros. Welinton ainda foi líder em desarmes (cinco) e roubadas de bolas (duas), além de finalizar duas vezes e cometer duas faltas. No próximo sábado, contra o Duque de Caxias, no Maracanã, Welinton deve voltar ao banco de reservas. As duas primeiras apresentações dele, porém, já incomodam o treinador, que tem a disposição os zagueiros, Chicão, Samir, Marcos González, Wallace, Erazo e Frauches.

A expectativa de Welinton é continuar fazendo boas apresentações para assumir a condição de titular e, sobretudo ter o nome incluído entre os atletas que disputarão a Copa Libertadores, competição onde o clube só pode inscrever 30 jogadores.

Humildade e foco no trabalho 
No fim da partida, o jogador enalteceu o trabalho do treinador rubro-negro. Ele disse que “todo mundo lutou pelo grupo para mostrar ao professor Jayme que tem condições”. Ele acrescentou que cabe ao técnico decidir quem vai jogar. “Venho fazendo meu papel lá atrás bem feito, e, se Deus abençoar, que eu possa fazer um golzinho a cada jogo”, brincou o zagueiro, que ao ser questionado sobre o fato de ter decidido as duas últimas partidas para o Flamengo respondeu: “trabalhando com o Hernane, é um toque só. Do jeito que vier ele manda para dentro. Vamos aprendendo”.

O zagueiro ressaltou o trabalho do grupo considerado reserva, que começou a disputa do Carioca e deixou o time com 100% de aproveitamento na competição. Na oportunidade, Welinton fez questão de dar uma força para Matheus, jogador que foi vaiado na estreia do clube contra o Audax, começou o jogo contra o Volta Redonda no banco de reservas, de onde saiu para dar o passe para o gol.
– Foi qualidade do Matheus, quero dividir os méritos com ele. Usou bem o corpo e graças a Deus consegui fazer o gol. No meio de dois deu um belo passe. O mundo do futebol dá voltas. Trabalhando com competência, acaba que as coisas acontecem do lado bom – concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário