quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Promoção Social e Pronatec formam 21 alunos em Rio Bonito

Flávio Azevedo

O grupo de formandos junto da secretária, Rosemary Cerqueira.
Qualificação de mão de obra; capacitação profissional; geração de renda e emprego; e estímulo a formação técnica; são iniciativas defendidas pela prefeita Solange Almeida, para a população de Rio Bonito, que já estão dando frutos. Através de parceria do município com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 21 alunos do curso de Auxiliar de Pessoal foram formados no último dia 13 de janeiro, na Casa da Amizade, no Centro.

Realizado junto da Secretaria Municipal de Promoção Social, o curso é oferecido, segundo a secretária Rosemary Cerqueira, para pessoas que estejam incluídas no Cadastro Único e/ou no Programa Bolsa Família.
– Muito se critica o aspecto assistencial do Bolsa Família. Pensando nisso esse projeto foi criado. Para que a partir da qualificação e capacitação, esse cidadão consiga se inserir no mercado de trabalho e tenha condições de sustentar a sua família com mais dignidade – destacou a secretária, frisando que “essa certamente será a primeira turma de muitas”.

A secretária anunciou para os próximos meses o fechamento de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), onde será oferecido, para pessoas com idade maior que 16 anos, o curso Mecânico de Motocicleta. “O Senai trás a moto, instrutores e nós oferecemos o local”, informou Rosemary, acrescentando que para participar do curso, a pessoa também precisa estar inserido no Cadastro Único ou no Bolsa Família. “Com o volume de motos que temos hoje rodando pela cidade, quem fizer esse curso não vai ficar parado”, destaca.

Incialmente o curso seria oferecido em São Gonçalo, com o estudante recebendo uma contribuição diária de R$ 12,00 para o custeio da passagem e do lanche.
– Ao fazermos as contas, nós percebemos que para se deslocar até São Gonçalo, um morador de Boa Esperança, por exemplo, gasta mais que os R$ 12,00 previstos pelo programa. Decidimos então pleitear a realização do curso aqui em Rio Bonito. A notícia boa é que conseguimos sensibilizar as pessoas necessária e nas próximas semanas nós estaremos divulgando as datas de inscrições – destacou a secretária, que anunciou a abertura de novas turmas, cerca de 50 vagas, para mais um curso de Auxiliar de Pessoal.

A nova turma será acolhida no Colégio Municipal Maurício Kopke, no Centro; as aulas devem começar a partir do dia 17 de março; e os interessados devem procurar a Secretaria de Promoção Social ou os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que funcionam em três pontos do município: no Centro (Rua Major Bezerra Cavalcante, na antiga sede do SAMU); no Parque das Acácias e no Parque Andréa.

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário