segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Proerd forma mais uma turma em Rio Bonito

Victor Hugo Ximenes

Centenas de alunos participaram da formatura do Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) formou mais uma turma em Rio Bonito. No dia 5 de dezembro, em cerimônia realizada no Esporte Clube Fluminense, os alunos receberam seus certificados na presença de professores e autoridades.      O Proerd é desenvolvido durante 17 semanas e consiste numa parceria entre a Polícia Militar do Estado do Rio, as escolas e a família de cada aluno. O programa foi criado no ano de 1992.

O objetivo do Proerd é estimular os jovens do quinto ano (antiga 4ª série) a buscar qualidade de vida e afastá-los do caminho da violência e das drogas. São dezessete temas para cada turma, uma vez por semana. Numa das lições, os alunos fazem uma redação com a temática de tudo o que aprenderam e de que forma esses conhecimentos os ajudarão a viver livres das drogas.

Em Rio Bonito, o Proerd foi coordenado pelo cabo Elielton Pires e pelo sargento Arnaldo, que participaram ativamente da cerimônia, fazendo todos os presentes se emocionarem com a afinidade criada entre policiais e os 270 estudantes. Instrutores e alunos cantaram a música do programa e chegaram a dançar juntos no ritmo da canção. Os alunos, ao final da cerimônia, fizeram um juramento se comprometendo a “ficar livres das drogas e da violência”. O cabo Elielton ressaltou a importância do Proerd. “Ajuda a criar proximidade entre os alunos e a polícia e a explicar o nosso papel”.

Participaram da cerimônia, alunos do Colégio Municipal Duque de Caxias, Colégio Estadual Bernardino da Costa Lopes, Escola Estadual Municipalizada Annita de Souza Moraes, Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho, Colégio Municipal Maurício Kopke e Colégio Municipal Professora Maria Lydia Coutinho. A Prefeita Solange Almeida, assim como o Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Reginaldo Dutra, o Reis; e a Secretária de Educação, Lucy Teixeira, fizeram parte da mesa e discursaram. Também prestigiaram a solenidade o tenente Sodré, comandante da 3ª Cia de Polícia Militar (Rio Bonito); e o coronel Fernando Salema, comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário