terça-feira, 29 de outubro de 2013

Alunos do Pronatec se preparam para o início das aulas

 Flávio Azevedo 
O coordenador do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Rio Bonito e Maricá, Emerson Bittencourt, recebeu os alunos dos cursos de Enfermagem e Informática que estão sendo trazidos para Rio Bonito através do convênio celebrado entre a Prefeitura e o Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos. O curso de Enfermagem começa com 29 alunos e o de Informática com 26. Segundo Emerson, a comunicação entre os estudantes e a coordenação do Pronatec deve ser constante.

Além de promover a tão sonhada qualificação profissional, a geração de emprego também é um dos ganhos celebrados pela gestão Solange Almeida. As oportunidades de emprego não estão abertas apenas para os estudantes, porque o Pronatec também está contratando professores. De acordo com o coordenador, constantemente o governo federal abre editais para a contratação de professores para dar conta dos cerca de 100 mil alunos do Pronatec em todo Brasil. “Aqui em Rio Bonito, por exemplo, nós teremos cerca de 10 vagas de emprego para professores, sendo assim, sugiro que os interessados fiquem de olho no nosso site” (pronatec.inscricoes.iff.edu.br).

Ainda segundo o coordenador, os alunos podem ficar tranquilos quanto a qualidade técnica dos profissionais contratados, “porque não é qualquer um que passa pelo processo de seleção, que é extremamente rigoroso”, disse Bittencourt, acrescentando que todos os profissionais são avaliados por uma banca examinadora. O coordenador também fez um alerta: “eu já vi a banca examinadora reprovar todos os profissionais de um edital”.

Outro alerta do coordenador é para os alunos, que podem ficar com os nomes negativados se não atenderem determinadas regras. Como os estudantes recebem ajuda de custo, caso desistam do curso, se não justificar, o CPF pode ser negativado.
– Não é só uma questão de má fé, porque na maior parte dos casos, o que faz o estudante desistir do Pronatec é o ingresso na universidade. Como nem sempre é possível conciliar os dois cursos, o aluno abre mão do ensino técnico, mas se esquece de justificar a desistência e acaba tendo o CPF negativado, o que pode trazer transtornos futuros – advertiu.

Comemoração

A secretária de Educação, Lucy Teixeira, disse que a chegada do Pronatec a Rio Bonito é motivo de alegria, “porque essa articulação está sendo feita desde antes das eleições”. Ela disse também que o sucesso do Pronatec está nas mãos dessas primeiras turmas, “porque para conseguirmos outros cursos, nós precisamos ter sucesso nesses primeiros cursos”. Ainda segundo Lucy, “haverá uma aula inaugural e o governo está empenhado na busca por outros cursos”.

O coordenador do Pronatec, Emerson Bittencourt comenta que os primeiros cursos a serem oferecidos foram Enfermagem e Informática, “porque o município já dispunha de uma estrutura mínima para recebe-los”. Ele acrescentou que todos os alunos do Pronatec tem aceitação imediata no mercado de trabalho e nos Conselhos de cada categoria.

A professora Eliane Medina, que faz parte do staff da Secretaria de Educação e coordena o setor de ensinos profissionalizantes, disse que pessoas ligadas ao Comperj, em reuniões recentes sempre comentam que “não falta vaga de trabalho no mercado, o que falta é gente qualificada para ocupar as vagas disponíveis”. Medina também faz um apelo aos alunos: “portanto, não desistam, se ajudem, deem força um para o outro diante das dificuldades, porque aqueles que conseguiram se matricular estão tendo uma oportunidade única”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário