quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quem promove a Saúde?


Flávio Azevedo 
Médicas brasileiras vaiam o profissional estrangeiro durante a sua chegada ao Ceará.
Um médico cubano, negro, foi vaiado por médicas “gatinhas e malhadas ao desembarcar no Ceará, para atuar no programa “Mais Médicos” do governo federal. Já há algum tempo a mídia noticia que médicos brasileiros, que atuam na rede pública, batem o ponto e simplesmente vão embora ou voltam para os seus consultórios.

Esses médicos são os que estão saindo ás ruas com cartazes contrários a vinda de médicos estrangeiros e cobrando melhores salários. Mas por que razão? Revalida? Falta de estrutura? Incompetência? É claro que a falta de estrutura existe, o governo tem a sua parcela de culpa, mas não é somente isso que impede os “médicos de zona sul” a irem atender no interior, no Norte e no Nordeste, onde está a maior parte da população carente do país. O que falta mesmo é humanidade, sensibilidade e amor ao próximo. Os estrangeiros são incompetentes? Podem ser. E os nossos? Não temos incompetentes por aqui?

Sou totalmente contrário aos baixos salários; não me agrada o estilo cubano de governar, mas sou totalmente favorável a população carente do Brasil e ao direito a Saúde. Deixo aqui uma reflexão: os médicos estrangeiros estão indo atuar em 701 municípios que não atraíram o interesse dos profissionais brasileiros. Ou seja, quem promove realmente a Saúde? Aqueles que estão se dirigindo aos rincões do país para atender a população, ou aqueles que preferem a zona de conforto, as cidades praianas e os pacientes endinheirados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário