sábado, 3 de agosto de 2013

Gestão Pública foi tema de fórum em Rio Bonito

Denilson Santos

Além de falar sobre a importância de se gerir a coisa pública com responsabilidade a prefeita Solange Almeida apontou os ganhos que pretende com a criação da Secretaria Municipal de Gestão.
A prefeitura de Rio Bonito organizou o primeiro Fórum de Gestão Pública, realizado na cidade no último dia 26 de julho, das 8h às 17 horas, no Espaço Cecarelli, no Centro. O evento teve como objetivo principal debater as conquistas e os desafios da gestão pública, apontando tendências e diretrizes para o futuro, através do intercâmbio de experiências e concepções existentes no cenário estadual e nacional. O fórum, que a partir de agora passa a ser anual, reuniu palestrantes de várias entidades públicas, como a Secretária do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim, o presidente da Faetec, Celso Pansera, além do presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), Wagner Siqueira, secretários municipais, gestores, técnicos e estudantes de gestão pública, entre outros.

A prefeita Solange Almeida, que também participou do evento, falou da importância de se implantar mecanismos que torne o setor público mais transparente e eficaz.  Para isso, segundo ela, a gestão pública de Rio Bonito se baseou em quatro objetivos principais: aprimorar os mecanismos de transparência pública e participação social; qualificar e ampliar as ações do controle interno no poder municipal; modernizar e estruturar a gestão a fim de estabelecer a relação custo/benefício para auxiliar o processo decisório, e ampliar e fortalecer parcerias com entidades públicas e privadas.
– O nosso principal desafio é combater o desperdício no setor público. E esse fórum de gestão trouxe um novo olhar em relação a isso. Temos que expandir a capacidade do cidadão em participar do acompanhamento das ações governamentais, mediante abertura e fortalecimento de canais de comunicação entre a administração municipal e a sociedade – afirma a prefeita.

Durante o evento também foi feito o lançamento oficial da secretaria municipal de Gestão, criada pela atual administração, que tem como uma das suas principais atribuições, a tarefa de avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência, da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal dos órgãos da administração municipal, bem como da aplicação das subvenções dos recursos públicos por entidades de direito privado. “O nosso desafio é muito grande, principalmente por se tratar de uma secretaria nova, criado há poucos meses. E o fórum de gestão pública foi realizado exatamente para trocarmos ideias e se inspirar nos vários exemplos  positivos que foram apresentados pelos palestrantes que estiveram aqui”, explica o secretário de Gestão, Maximiniano Belmont.


Nenhum comentário:

Postar um comentário