sexta-feira, 28 de junho de 2013

Rio Bonito intensifica o combate às drogas

Denilson Santos

O evento ocorreu na Praça Fonseca Portela
O problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade. Muitos setores da sociedade já perceberam isso e vem realizando campanhas de combate às drogas e investindo em organizações que visam à recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade. Exemplo desse esforço social é a campanha que vem sendo realizada pela recém-criada secretaria Antidrogas de Rio Bonito, que, em parceria com a secretaria de Saúde, vêm realizando uma campanha estratégica na cidade para debater o assunto com a população, principalmente os mais jovens.

Uma dessas ações foi realizada na nesta terça-feira (25/6), quando também se comemorou o Dia Internacional de Combate às Drogas, Durante o evento, que teve como tema “Saúde Sim, Drogas Não”, foram realizadas várias ações, que incluíram apresentações de teatro, contação de histórias para crianças, atividades físicas para idosos, além de realização de palestras, além da apresentação dos programas de saúde que são oferecidos pela prefeitura de Rio Bonito, como de combate ao tabagismo, planejamento familiar e hipertensão, entre outro. Também foi montado um Cine Odonto, com apresentação de um filme voltado para a orientação e conscientização dos males causados pelas drogas e a importância de se ter uma vida saudável.

O público adolescente, formado por alunos das escolas do município, foi o alvo das palestras que tiveram como foco os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício das drogas, que  são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Essa campanha também vai ser feita em escolas e associações de moradores, beneficiando um número cada vez mais de moradores.

O problema das drogas começa no seio da família. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias. Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psicossocial, econômico e até mesmo espiritual”, explica o secretário de Saúde, Anselmo Ximenes.

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário