sábado, 4 de maio de 2013

Vereadores de Rio Bonito cobram agilidade na prestação de serviços básicos a população


Flávio Azevedo

O plenário tem contado com boa presença de pessoas, mas os vereadores querem que a sessão tenha transmissão pela internet.
A questão dos entulhos que não estão sendo recolhidos pela Prefeitura voltou a ser assunto na Câmara de Vereadores durante a sessão dessa quinta-feira (25/04). A vereadora Marlene Carvalho Pereira (PPS) criticou o aspecto de abandono dos bairros e citou a Serra do Sambê como exemplo de localidade que está abandonada.
– A cidade e os bairros estão com aspecto de abandono! A cidade está feia! As calçadas, todas elas estão com resto de obra, sobra de podas de árvores e nada é feito – disparou a vereadora, que foi acompanhada em sua crítica pelos vereadores, Aissar Elias (PTN) e Reginaldo Reis Ferreira Dutra, o Reis (PMDB).

O vereador Aissar Elias.
Segundo o vereador Aissar Elias, ainda existe um problema entre as Secretarias (Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Meio Ambiente). Durante algum tempo, segundo ele, as pastas não sabiam qual seria a destinação do material recolhido. “Com o fechamento do lixão, a Semosp não sabia onde depositaria o que foi coletado, já que o Meio Ambiente estava de olho e não permitia que os entulhos e galhos fossem colocados em qualquer lugar, muito menos no antigo lixão. Parece que, agora, chegaram a um denominador comum e encontraram um lugar para colocar o que está sendo recolhido”, revelou.

Já o vereador Reginaldo Ferreira Dutra disse que está com vergonha de sair de casa por conta da inoperância do poder Executivo na realização de serviços essenciais à população.
– Eu já conversei sobre isso com a senhora prefeita, sou da base do governo, sei que essa questão de processo licitatório é uma coisa complicada, mas já se passam cinco meses e serviços essenciais não estão sendo prestados. O povo está cobrando, sobretudo de quem é vereador de bairro – disparou o presidente da Câmara visivelmente incomodado com a situação.

Cedae

O vereador Reis.
Apesar de na última semana, o município ter assinado com a CEDAE, um contrato para a realização de obras que levarão água para o 2º Distrito (obras orçadas em cerca de R$ 11 milhões), a insatisfação com a estatal é geral. O vereador Reis disse que está insatisfeito, inclusive, com o diretor do núcleo local da CEDAE. “Ele é de Saquarema e não conhece a realidade de Rio Bonito. Isso tem que ser revisto!”, disparou.

Na ocasião, o vereador Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão (DEM), disse que no Cajueiro, há um mês não caía água. O parlamentar também comentou que dias atrás um funcionário da CEDAE segredou a ele que faltam ferramentas para a execução dos serviços. Deficiência nas bombas que bombeiam a água até o contribuinte também foi apontada pelo parlamentar.
– As bombas queimam e a troca não é imediata, por isso, em muitas oportunidades, ficamos vários dias sem água. Segundo fui informado, às vezes, quatro bombas estão queimadas e a cidade fica contando apenas com duas das seis que estão em operação para fazer a água chegar até a população – disparou Bocão.

Lazer

O vereador Marcos da Fonseca
Já o vereador Marcos Fernando da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car (PMDB) abordou a importância do lazer para a população. Além de indicar a criação de uma Academia Popular, que tenha atividades, sobretudo para as pessoas que estão na “melhor idade”, o parlamentar também cobrou investimentos no Parque da Caixa D’Água. “Trata-se de uma área verde importante, localizada no Centro da cidade, ou seja, é acessível a todos e se for bem explorada pode ser fonte de lazer para toda família, o que não tem acontecido já há algum tempo”.

Depois de apontar a necessidade de melhorias no transporte público que atende os moradores de Boqueirão e Viçosa, o vereador Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PSB) cobrou a abertura da praça da Praça Cruzeiro, inaugurada pelo governo Mandiocão e interditada pelo governo Solange.
– Concordo que os problemas encontrados precisam ser resolvidos, mas até quando a praça vai ficar fechada? O tempo está passando e simples problemas, que já deveriam estar sendo sanados, ainda não foram resolvidos – disse o vereador, acrescentando que na Mangueira, o Posto de Saúde, inaugurado sem energia elétrica e água pela gestão anterior, ainda não está funcionando. “O que incomoda é que a unidade continua sem funcionar, a população precisa, mas ninguém diz nada”, alfinetou.

O vereador Cláudio Fonseca de Moraes.
Também pensando na “melhor idade”, o vereador Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PSB) solicitou ao poder Executivo a demarcação e fiscalização de uma vaga para pessoas com necessidades especiais em frente aos bancos de Rio Bonito. “É sempre um transtorno para o Trânsito e um constrangimento para a pessoa, quando, um cadeirante precisa vir ao banco realizar qualquer procedimento. O carro para no meio da via, isso impede o fluxo e gera problemas no já tumultuado trânsito da cidade. Essa medida atenuar esses problemas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário