quinta-feira, 23 de maio de 2013

Símbolo da Jornada Mundial da Juventude chega a Rio Bonito nessa sexta-feira

Flávio Azevedo

Está tudo pronto para a chegada do símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Rio Bonito. A prefeita Solange Almeida (PMDB), junto do vice-prefeito, Anderson Tinoco (PSDB); e parte do seu staff, recebeu nessa quarta-feira (22/05), as lideranças da Igreja Católica no município. O objetivo do encontro, que contou com a presença do vereador Marcos da Fonseca, Marquinho da Luanda Car (PMDB) foi tratar da chegada da “Cruz Peregrina”, símbolo da JMJ que chega a Rio Bonito nessa sexta-feira (24/05).

A “Cruz Peregrina” será recebida no encontro das Ruas Pinto Coelho Júnior, Dr. Mattos e Av. Sete de Maio, próximo ao Posto de Combustíveis. A concentração terá início às 18h30min. Desse ponto a multidão segue em procissão pelo Centro de Rio Bonito até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e, posteriormente, para a Igreja Auxiliar, na Av. Sete de Maio.

A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. 

Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 1984).

Informações: Secom/RB

Nenhum comentário:

Postar um comentário