quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pediatra do Hospital Darcy Vargas é agredida por suposta demora no atendimento

Flávio Azevedo

A vereadora Rita de Cássia narrando os acontecimentos da última segunda-feira (28/05), no HRDV.
Durante a sessão itinerante dessa terça-feira (28/05), realizada na Escola Municipal Antônio Lopes Campos Filho, no Basílio, enquanto a mensagem que prevê o aumento do salário dos médicos da UPA, dos PSFs e SAMU era debatida, a vereadora Rita de Cássia (PP) disse que uma pediatra do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) teria sido agredida, na última segunda-feira (27/05), por uma mãe que estaria esperando atendimento, no Pronto Socorro, por cerca de seis horas (12h30min às 18h).

Segundo a vereadora, ela chegou ao hospital por volta das 18h, tomou conhecimento da espera e quando estava saindo viu agitação entre os médicos, a presença de policiais e soube da agressão.
– A justificativa era que o volume de pacientes era grande. De que lado nós iremos ficar? Quem nós iremos defender? De um lado a médica está sobrecarregada... Do outro lado, porém, essa mãe está desde 12h30min querendo socorro para o seu filho. Lá fora tinham outras oito mães reclamando da mesma espera – revelou a vereadora.

A parlamentar afirmou que esse é o momento dos políticos locais descerem do palanque, “porque acabou o período eleitoral e precisamos trabalhar”. O aumento do recurso, da Prefeitura para o HRDV, também foi comentado pela vereadora. Ela acrescentou que os vereadores precisam pensar essa questão junto com a prefeita Solange Almeida (PMDB) e com a diretoria da unidade. “Às vezes, é uma questão de acolhimento, porque a mãe está lá fora, mas o pediatra está no berçário, fazendo um atendimento interno”, ponderou a vereadora, acrescentando que “com a reformulação da equipe de recepção, a inexperiência dos novos profissionais pode ter contribuído para isso”.

O vereador Aissar Elias afirma que os médicos devem ser fiscalizados para saber se realmente estão rendendo o que se espera deles,
Funcionário do HRDV há cerca de 40 anos, o vereador Aissar Elias (PTN) disse que “é preciso apurar com muito cuidado essas questões”. Ele também comentou que o HRDV dispõe de uma Ouvidoria, que deve ser acionada nesses momentos. O parlamentar também comentou que “o protocolo da unidade é que quando o paciente chega grave o acolhimento tem que ser imediato”. O vereador ainda criticou a classe médica, abordou os altos salários e comentou a questão da produtividade.
– O médico, hoje, não quer trabalhar no hospital. Ele prefere os consultórios, porque ganha mais e evita esse tipo de situação. No hospital ele fica totalmente a mercê dessas situações, processos... E não querem ganhar R$ 8 mil não. Eles querem R$ 15 mil! O município está pagando bem e eles precisam render. Será que eles comparecem todos os dias no Posto de Saúde da Família? A comunidade tem que denunciar se eles estão estiverem trabalhando todos os dias – disparou Aissar, acrescentando que “se as crianças fossem atendidas no Posto de Saúde do bairro, as filas no hospital e na UPA seriam menores”.

O vereador comentou também que todos os profissionais deveriam ser valorizados, porque todos são importantes para o bom funcionamento da Saúde. O médico salva vidas e, na ausência deles, outros profissionais, que também têm as suas responsabilidades, podem salvar. O vereador disse ainda que os médicos de família não atuam como prevê o Programa de Saúde da Família, mas a comunidade precisa ficar atenta e denunciar. “Hoje o médico diz que só atende 10 pacientes. Já alguns médicos parecem que já estão com a receita pronta na gaveta. Eles nem olham para a pessoa que está necessitando de atendimento”, criticou Aissar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário