terça-feira, 21 de maio de 2013

Ministro Joaquim Barbosa fala verdades sobre a classe política e gera polêmica


Flávio Azevedo

O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, mais uma vez manda bem numa declaração e gera polêmica ao botar o dedo na ferida da classe política.
“Temos partidos ‘de mentirinha’. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso. Tampouco esses partidos e seus lideres têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder”, disse o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, em palestra a estudantes em Brasília. Apesar de verdadeira, a declaração provocou fortes reações, mas nenhuma delas parece ter mudado essa realidade da política brasileira.

O presidente do STF fez ainda uma constatação já sabida, mas os caras de pau dos congressistas, não querem admitir. “O Congresso é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. As maiorias, as lideranças do Executivo que opera, fazem com que a deliberação prioritária do Congresso Nacional seja sobre matérias do interesse do Executivo”.

O ministro Barbosa se esqueceu de acrescentar ser essa uma realidade também das esferas estaduais e municipais. O presidente do Congresso Nacional, deputado Henrique Eduardo Alves, reagiu e classificou a declaração como “desrespeitosa”. Para ele, “esse tipo de comentário não contribui para a harmonia constitucional”. A verdade é que declarações legítimas realmente não contribuem para a harmonia dos poderes, onde o sistema obriga que tudo seja resolvido no corporativismo.

Infelizmente, a assessoria da Presidência do STF divulgou uma nota ‘vaselina’ afirmando que a fala de Barbosa “foi um exercício intelectual feito em ambiente acadêmico, e que não houve a intenção de criticar ou emitir juízo de valor a respeito da atuação do Legislativo e de seus atuais integrantes”.

Seja em ambiente acadêmico ou numa mesa de botequim, o ministro do STF mandou muito bem! A verdade é que ele não disse nenhuma novidade e a reação tresloucada da classe política mostra ao povo brasileiro que essa categoria é mais cara de pau do que imaginamos. Não seria melhor vestirem a carapuça, examinarem as suas consciências (será que eles têm isso?) e mudarem de atitude?

Nenhum comentário:

Postar um comentário