terça-feira, 21 de maio de 2013

Marcos Abrahão aparece no CQC como o mais faltoso da Alerj


Flávio Azevedo 
Em reportagem do programa Custe o Que Custar (CQC), da TV Bandeirantes, dessa segunda-feira (20), o deputado Marcos Abrahão (PT d B) foi apresentado como o campeão de faltas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O parlamentar riobonitense faltou, segundo matéria apresentada por Felipe Andreoli, 65 vezes. No dia que a reportagem estava sendo gravada, Abrahão também, segundo Andreoli, não estava presente, o que ampliava o número de ausências para 66, em dois anos de mandato.

O deputado estadual Roberto Dinamite também foi exposto como o vice-campeão faltas (inclusive, com gracejos pela palavra vice), com 45 ausências registradas. Se a exposição do deputado riobonitense foi grande, porque o seu nome acabou sendo divulgado em rede nacional, os estragos a imagem do deputado, que já sofre desgaste, sobretudo na sua base (Rio Bonito) é inevitável. Nas mídias sociais a matéria virou assunto e os simpatizantes dos outros grupos políticos estão desde a exibição da reportagem tirando o coro de Abrahão.

Nas considerações finais, vários termos chulos são ditos por Marco Luque, para classificar o deputado campeão de faltas. Bem, o respeito é bom e todos nós gostamos! Para classificar os tais faltosos, não usaríamos aqueles termos. Entretanto, o número excessivo de faltas desses senhores pode sim ser entendido como desrespeito e uma afronta ao eleitor, ao cidadão e a sociedade em geral.

Todavia, o cidadão não pode reclamar, porque quando ele troca o voto por favorzinhos, boquinhas ou R$ 50,00, ele também está demonstrando que é merecedor de todos os termos desfiados por Marco Luque na classificação dos faltosos da Alerj. Na verdade, toda sociedade (quem vota e recebe voto) precisa tomar um chá de “semancol” e tentar ser mais responsável, mais consciente; e, menos ambiciosa, menos corrupta e menos oportunista! 

Aos partidários de plantão

Deputado Marcos Abrahão
Se alguém acha que iremos tripudiar sobre o deputado pela sua indesculpável falha, não faremos. Entendemos as faltas do deputado como um tapa na cara do cidadão, uma irresponsabilidade dele, assim como pensamos ser um achincalhe, a letargia que toma conta de Rio Bonito nos últimos 20 anos, tempo em que a cidade é comandada pelos grupos políticos adversários a Marcos Abrahão, que não nos mostra ser melhor, nem pior, que os seus opositores.

Em nossa modesta opinião, os três grupos políticos que dominam Rio Bonito representam fielmente a sociedade riobonitense e aqueles que, a cada dois anos, comparecem as urnas para votar! Concluímos, porém, com uma reflexão: “Você quer mudança? Então pense diferente, vote com responsabilidade, pare de choramingar, não se venda e deixe de entender política como barganha e oportunidade de ganhar no mole!”.

Em nota, o deputado Marcos Abrahão deu o seguinte esclarecimento:


Primeiramente, é necessário esclarecer que as faltas mencionadas na matéria não têm relação com a presença do deputado na Alerj. Na maior parte das vezes, ele se encontra em seu gabinete atendendo a população do estado, assim como representantes e autoridades políticas dos diversos municípios do Rio de Janeiro, com afinalidade de trazer soluções e benefícios para essas localidades. Vale ressaltar que o gabinete do deputado é um dos únicos da Assembleia que está, literalmente, de portas abertas para àqueles que forem visita-lo nos dias de funcionamento da casa.

Além disso, outros compromissos externos como reuniões com o Governador, Secretários de Estado e outras autoridades, assim como visitas às localidades com demandas a serem solucionadas, são de extrema necessidade no trabalho de um parlamentar ativo. 

Como a reportagem supracitada relacionou os últimos 2 anos, compreende-se também neste período, as eleições municipais, onde Marcos Abrahão, líder do PTdoB, teve representatividade e necessidade de intervenção nos interesses da população e partidários, em diversos municípios.

Mas o grande problema é que, mesmo que o deputado não cumprisse com seus compromissos parlamentares, nada justifica o comportamento desrespeitoso e ofensivo apresentado pelo Marco Loque no final da matéria, que se estendeu a toda sua família. Marcos Abrahão tem mais de 50 anos de idade, mais de 30 anos de casamento, possui filhos e netos, é um parlamentar atuante e está no seu 3º mandato como deputado estadual. Sempre foi respeitado pelos seus colegas de trabalho, assim como àqueles que conhecem sua índole.

Todos têm o direito de expressar suas opiniões, mas não de forma ofensiva e desrespeitosa como ocorreu e devido à isso, todas as providências legais serão tomadas, tais como ação de danos morais contra o jornalista Marco Luque, o programa CQC e a emissora Rede Bandeirantes, assim como o direito de resposta, para que o deputado Marcos Abrahão possa defender sua integridade moral e da sua família.

No mais, gostaríamos de informar aos amigos que continuaremos o trabalho de sempre, documentando através de fotos e vídeos, todas as ações do deputado em benefício da população de Rio Bonito e outras cidades do estado do Rio de Janeiro.

Um comentário: