quinta-feira, 23 de maio de 2013

Faetec: 4 mil vagas até dia 27

Boa oportunidade para quem deseja se qualificar. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, abriu inscrições para mais de 4 mil vagas em cursos de ensino técnico de nível médio, e tecnólogos (nível superior), sendo todas para ingresso no segundo semestre. Os interessados podem fazer o cadastro no sitewww.faetec.rj.gov.br, até o dia 27.
Ao todo, são 4.093 mil vagas para diversos cursos, mais da metade voltada para as áreas de grande necessidade no mercado, como edificações, mecânica, eletrônica, petróleo e gás, informática, enfermagem, segurança do trabalho e administração. Por apresentarem conteúdo mais prático e pela curta duração (de um ano e meio aproximadamente), os cursos técnicos formam profissionais preparados para ingresso imediato no mercado de trabalho.
“Essa é uma boa oportunidade para os jovens terem uma profissão assim que saírem do ensino médio. É um ensino de qualidade, gratuito e que pode garantir uma boa colocação no mercado de trabalho”,  ressalta o presidente da Faetec, Celso Pansera.
Na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o ensino médio e retorna para fazer apenas o técnico, são 2.960 oportunidades. Já a Concomitância Externa, segmento em que o aluno precisa estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino e fará apenas o técnico na Faetec, será oferecida somente no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Paracambi, com 30 vagas em Informática.
Há, ainda, as especializações em saúde da família e em enfermagem do trabalho, que somam 105 oportunidades. A Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena traz 30 vagas no curso de Arte Dramática, que tem duração de dois anos e meio.
Para os que desejam fazer o ensino superior, são 608 vagas nos seguintes cursos tecnólogos: tecnologia em análise de sistemas informatizados, sistemas de informação e comunicação, processos gerenciais, logística, gestão ambiental e pedagogia. Esses são oferecidos nas faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto Superior de Educação (Iserj) e no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos. Além disso, há 360 oportunidades para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Jovens e Adultos (Proeja).
Taxa e provas - Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem recorrer a uma das 91 unidades da Faetec Digital, que disponibilizam gratuitamente o serviço de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 10h às 17h. A apresentação do CPF é necessária para o cadastro.
A taxa de inscrição será cobrada para todos os cursos, exceto os do Proeja. Ao término do cadastro, será emitido um boleto de R$ 33,90, cujo valor pode ser pago em qualquer agência bancária até a data do vencimento.
Processo seletivo – A disputa será decidida por meio de provas objetivas, no dia 23 de junho (domingo). Serão cobrados conteúdos de língua portuguesa, matemática e, para algumas modalidades, também haverá conhecimentos específicos e/ou redação, a fim de avaliar a compreensão e interpretação de textos, o raciocínio intuitivo e indutivo, e as estratégias para a resolução de problemas. As vagas do Proeja serão sorteadas em 15 de junho. Já os candidatos da Martins Pena farão o teste de habilidade específica nos dias 22 e 23 do mesmo mês, sábado e domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário