segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cuidado


Flávio Azevedo

Essa é uma palavrinha complicada, sobretudo porque pode ser entendida de várias maneiras e, geralmente de acordo com os valores que reproduzem os ensinamentos que recebemos em nossa socialização primária e secundária. Mas segundo os dicionários de língua portuguesa, “cuidado” significa cautela, precaução, inquietação de espírito, diligência, desvelo; sendo uma expressão usada para pedir concentração em relação a algo, ou seja, atenção.

Lembro bem dos meus pais dizendo “cuidado com isso menino!”, sempre que me incumbiam de conduzir alguma coisa importante para algum lugar. É interessante notar que temos “cuidado” somente quando o que é transportado é valioso. Ninguém percebe, mas ao longo da vida nós carregamos coisas valiosas, outras nem tanto, mas aquilo que não é tão valioso também é merecedor de cuidado.

Ao longo da nossa existência nós conduzimos a nossa família, as nossas amizades, as nossas aptidões, paixões, gostos, vontades, uma ou mais profissões e o poder decisão, que precisa ser encarado com “cuidado”, por ser responsável direto pelo nosso futuro. Estamos decidindo com cuidado? O cuidado que temos com algumas coisas, para nós, muito valiosas, está sendo utilizado no que não é tão caro, mas faz parte também do nosso dia-a-dia?

Creio que todos nós precisaríamos ser mais cuidadosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário