quarta-feira, 15 de maio de 2013

A condução da Educação em cheque


Flávio Azevedo

Por que não cuidar bem da Educação? Orçamento tem!
A Secretaria Municipal de Educação (SME), as escolas municipais, sobretudo aquelas que estão no interior, foram os principais assuntos da Sessão Legislativa dessa terça-feira (14/05). Até a saída da dedicada Louraine Mattos, do Pólo Cederj – realmente um absurdo – foi comentada.

Escolas com necessidades simples, outras com necessidades estruturais importantes, “piolho de pardal” infestando a Escola do Chavão (problema já resolvido, segundo equipe da SME), entre outras questões apontadas pelos vereadores, sugerem apenas uma pergunta básica: “o que o governo anterior estava fazendo em termos de infraestrutura das unidades escolares?”. A situação calamitosa de algumas unidades, por exemplo, a Raubino Mesquita, do Parque Indiano (aquela que a parede dava choque e dois gatos morreram eletrocutados), não começaram em janeiro de 2013.

Conversando com uma experimentada professora, ela aponta um fator básico para que problemas dessa natureza aconteçam. Se o alto escalão é relapso e alguma coisa sempre passa despercebida, sobretudo nas escolas mais distantes, o diretor da unidade está lá para isso, para pertubar, cobrar, pedir e muitas vezes ser chamado de “chato” ou “cricri” pelos seus superiores. A professora, inclusive, citou a Escola da Serra do Sambê, que na direção do professor Wanderlei Valadares, na mesma gestão “relapsa”, conseguiu avanços consideráveis para a unidade ("ele muitas vezes era recebido de cara feia, porque já sabiam que ele vinha pedir").

Bem, eu não sou especialista em Educação, mas fica muito nítido que direção de escola não é brincadeira. Entretanto, por conta de puxa saquismo político; distância de algumas unidades (bem no interior); e a cara de pau de quem nomeia e/ou é nomeado; situações como essa continuam ocorrendo. Lamentável!

Conclusão: Os problemas da Educação são sérios e se fossem debatidos a luz da razão e sem o tradicional corporativismo, muita gente estava presa (que bom seria!). Contudo, não podemos deixar de lembrar que só existe gente mal colocada no comando de escolas e na titularidade da Secretaria de Educação, porque o povo - que por não ter Educação, não sabe votar - coloca quem não deve nas cadeiras de vereador e no cargo de prefeito. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário