terça-feira, 30 de abril de 2013

Vereador Marquinho da Luanda Car defende investimento em Segurança e ordenamento da cidade


Flávio Azevedo

O vereador Marcos da Luanda Car durante o programa Flávio Azevedo.
O vereador Marcos Fernando da Fonseca, o Marquinho da Luanda Cara (PMDB) visitou o programa Flávio Azevedo, no último dia 05 de abril. Na oportunidade ele tratou de inúmeros assuntos que estão sendo debatidos pela sociedade riobonitense. Mudanças na Guarda Municipal, “matéria que depois de muitos anos tramitando na Câmara, nós aprovamos”; o ordenamento do Centro da cidade, “que deve envolver todos os munícipes”; a valorização da família, “os pais precisam mostrar aos filhos como aproveitar a juventude de maneira responsável”, foram alguns temas pensados pelo parlamentar durante a entrevista.

Sobre as mudanças na Lei que dá nova dinâmica a Guarda Municipal, aprovada no dia 04 de abril, o vereador comenta que o setor precisava ser reestruturado. “Através da concessão de benefícios aos guardas, eles poderão ser, inclusive, mais cobrados pelo município”. Sobre a possibilidade de multar motoristas infratores, que também foi aprovado pela Câmara, o parlamentar afirma que “não é caminho que gostaríamos de tomar, mas o brasileiro só muda de atitude quando dói no bolso”.
– Com essa medida nós estamos acreditando que o Trânsito ficará melhor. Os espaços aparecerão e as infrações que incomodam a todos nós serão evitadas. O objetivo não é arrecadar, mas dar ordenamento e disciplinar os nossos motoristas que estão precisando de alguns limites, porque do jeito que está não pode continuar – pondera.

O parlamentar também comentou a implantação do Estacionamento Rotativo. Segundo ele, a cobrança vai impedir que a pessoa venha de casa de carro, estacione no Centro da cidade e vá trabalhar no Rio de Janeiro e Niterói, o que tira a vaga de quem fica na cidade. A criação de um bicicletário e de ciclovias é outra ideia defendida pelo vereador. “Em Cabo Frio, por exemplo, na área do bicicletário é oferecido um café da manhã para estimular o trabalhador a usar a bicicleta no seu dia-a-dia”.

Sugestão do jornalista Flávio Azevedo, a criação de uma “Guarda Municipal Mirim”, que deve ser composta por crianças que vivem em localidades carentes, foi apoiada pelo vereador que vê na ideia uma ferramenta para dar disciplina as crianças e adolescentes. “Seria um instrumento excelente para escola, para o conselho tutelar e para as famílias. Muitas crianças deixariam práticas erradas ou sequer entrariam nesses caminhos”, destacou Marquinhos, acrescentando que os pais precisam ter mais atenção sobre os seus filhos.

Pai de três filhos, o parlamentar comenta que em alguns momentos as famílias estão abrindo mão da função de educar. “Nós precisamos corrigir as nossas crianças, adolescentes e jovens, mostrando a eles que a vida oferece opções de diversão e lazer que não apresentam risco a integridade física deles e dos outros”. O vereador acrescenta que a prática do esporte, “investimento que Rio Bonito não tem priorizado”, é uma alternativa que eleva a auto-estima dos mais jovens.
– Nós precisamos defender as agremiações esportivas do município, os núcleos esportivos devem ser estimulados pela Prefeitura e, por conta da nossa natureza rica em água e área verde, nós podemos estimular a criação de trilhas para caminhada, para o ciclismo, o motociclismo e automobilismo – concluiu o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário