sábado, 13 de abril de 2013

Universitários discutem mudanças para o transporte da categoria com Prefeita Solange Almeida


Flávio Azevedo

O transporte universitário é responsável por um volume grande de reclamações nas mídias sociais. Contudo, na hora do "vamos ver" poucos estudantes, cerca de mil alunos, participam dos encontros.
A Sociedade Musical e Dramática Riobonitense sediou, na tarde desse sábado (13/02), o encontro entre os universitários e a prefeita Solange Almeida (PMDB), que discutiu com cerca de 50 estudantes, o futuro do transporte que o município oferece gratuitamente para a categoria. Na oportunidade um grupo de universitários também apresentou um projeto para a criação de uma Associação de Universitário de Rio Bonito (AURB), que terá como objetivos, organizar os universitários e promover, junto ao poder público, ações de cunho social e educativo envolvendo universitários e estudantes do último ano do Ensino Médio (futuros universitários).

Além da superlotação, sempre a principal pauta de reivindicações dos universitários, temas como a criação de uma lei que garanta o transporte universitário como política pública também foi debatida. Assuntos como a criação de novas vagas no transporte, por conta do constante ingresso de universitários; o aproveitamento dos universitários em programas de estágio no município; a manutenção do ônibus; paradas em pontos distantes de Rio Bonito, para pessoas que ficam no meio do trajeto; também foram tratados na ocasião.

O encontro foi prestigiado por secretários, assessores e o vereador Edilon de Souza Ferreira (PRB). As reuniões, segundo os universitários deverão ser mensais para que os assuntos sejam acompanhados mais de perto. Como medida urgente, a prefeita anunciou a contratação de seis ônibus para transportar os estudantes, “oferecendo mais conforto e tranquilidade, porque depois de um dia de trabalho, ir e voltar para a faculdade em pé é desumano”, ponderou Solange, reiterando a vontade de estar sempre em diálogo com os universitários e qualquer outro setor da sociedade.

Motivação e preocupação

A foto de Marllon Lopes mostra a movimentação de universitários no último dia 10 de abril. A ação  motivou a realização da reunião desse sábado, na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense.
A reunião desse sábado foi motivada por uma mobilização promovida pelos universitários no último dia 10 de abril, quando os estudantes cobraram do poder público mais segurança e o encerramento das paradas pelo meio do trajeto. De acordo com os universitários, cerca de 80 universitários viveram momentos de terror na noite anterior ao protesto, na Rodovia BR-101 (Niterói-Manilha) durante a volta para casa após as aulas em Niterói.

De acordo com relato de um dos universitários, cinco criminosos fortemente armados com pistolas e um fuzil que estavam num Golf de cor prata em alta velocidade colidiu contra o coletivo da Prefeitura de Bonito em que os estudantes viajavam. Ao desembarcarem para ver o estrago, acabaram rendidos pelos criminosos, que só não sequestraram o ônibus porque na hora um veículo com um casal e uma criança reduziu a velocidade para prestar socorro e os ocupantes acabaram sendo rendidos. Os bandidos fugiram no veículo de passeio, mas na pressa deixaram um comparsa para trás. Como ele não tinha participado da abordagem aos universitários, se passou por estudante e entrou no ônibus, que seguiu viagem.

Desconfiado, um dos estudantes ligou para o 190, que orientou o motorista a parar o ônibus e desembarcar os passageiros. O motorista parou próximo ao Shopping São Gonçalo. Todos desembarcaram, inclusive o bandido. Nessa hora a polícia chegou e o criminoso correu, deixando para trás uma jaqueta e uma mochila. O suspeito acabou sendo detido mais adiante e levado para a 74ª DP (Alcântara), onde o caso foi registrado.

Um comentário: