sábado, 27 de abril de 2013

Rio Bonito faz campanha que ressalta a importância dos cuidados com a voz em todas as idades


Reportagem: Denílson Santos
Fotos: Rogério Rodrigues

Dona Elizabeth (E) participa do Dia Mundial da Voz.
"Quem cuida da voz sempre tem o que falar!". Esse é o tema central da campanha "Seja Amigo da Voz", promovido pela prefeitura de Rio Bonito, através da equipe de fonoaudiologia da secretaria de Saúde, em razão do Dia Mundial da Voz comemorado nesta terça-feira (16/4). A data é celebrada em todo Brasil, país pioneiro na iniciativa, pelo 14º ano consecutivo. Durante o evento, realizado na Praça Fonseca Portela, no Centro, foram montados vários estandes onde os moradores puderam tirar dúvidas sobre auto exame  bucal, verificar a pressão arterial e receber orientações sobre os cuidados para manter a voz saudável.

Durante a campanha foi lançada um folder com algumas dicas para manter a saúde da voz, como por exemplo,  tomar bastante água, não fumar cigarro ou qualquer tipo de droga, evitar ingestão de alimentos e bebidas quentes e abuso vocal (gritar), entre outros. "A Campanha da Voz deste ano visa promover a prevenção de doenças vocais e indicar os cuidados específicos em cada fase da vida", diz a fonoaudióloga Verônica Teixeira Vieira, Coordenadora Geral do Departamento Fonoaudiologia da secretaria de Saúde.

A prefeitura de Rio Bonito mantém duas equipes, compostas com um total de dez fonoaudiólogas, que atuam diariamente no Ambulatório Municipal de Boa Esperança e no Centro de Reabilitação na Bela Vista. Problemas na voz como o da aposentada Francisca Elizabeth de Almeida, 65 anos, que sofria com seguidos pigarros, rouquidão e perda da fala, são tratados nesses locais. “A minha voz sumia, tinha pigarro e secreção, mesmo não estando gripada, e não conseguia falar direito. Hoje, depois que comecei o tratamento há seis meses, já consigo falar normalmente”, afirma a moradora do Rio do Ouro.

Para fonoaudióloga Ellane Torres, que trata da Dona Elizabeth, a voz tem papel fundamental na vida das pessoas e eventos como esse tem o objetivo de disseminar atitudes saudáveis que conscientizem a população em relação a isso. "Campanhas como esta são importantes alertas que podem ajudar a identificar sintomas, favorecer o diagnóstico precoce de distúrbios vocais e indicar os melhores caminhos para o tratamento, o mais antecipado possível", garante a fonoaudiólogo, que também trata de professores, pastores de igrejas e vários outros profissionais que tem na voz o seu instrumento de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário