sexta-feira, 12 de abril de 2013

Boatos sobre sequestro e tráfico de órgãos em Rio Bonito têm origem na fofoca


Flávio Azevedo

Sobre a boataria de sequestro de crianças e tráfico de órgãos que invadiu Rio Bonito essa semana, nós também estamos ouvindo as pessoas falarem sobre um "carro estranho" que está rondando por aí. Bem amigos, nós teremos carros estranhos aos montes na cidade, porque somente no ano passado (2012) a população de Rio Bonito, por conta do Comperj, cresceu cerca de 10 mil pessoas. E sobre a vigilância das crianças, penso que com ou sem tarado; com ou sem sequestro; elas precisam ser observadas. Se não tem tarado, têm drogas, aliciadores, prostituição, pedofilia... É preciso estar alerta sempre com os nossos filhos!

Esses boatos nascem da criatividade para o mal, da falta do que fazer e do hábito terrível de acrescentar um ponto a cada conto. Especificamente em Rio Bonito, existe um receio com os muitos “estrangeiros” que estão se instalando na cidade por conta do Comperj. No Basílio, um rapaz teria abordado, de maneira inconveniente, uma menina que ele já paquerava há tempo; junte a isso, o volume de seguranças e pessoas que estiveram no lixão do Mato Frio na última terça-feira (09/04), diga-se de passagem, quando o boato ganhou força, e você terá o cenário ideal para criar uma fábula grotesca.

Vale lembrar, que o volume de seguranças, pessoas e imprensa que esteve no lixão foi para acompanhar o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, que veio encerrar as atividades do local, que será desativado por determinação do governo do Estado. Ao ver esse movimento e já imaginando coisas, boa parte da população aproveitou esses ingredientes para dar força ao boato e asas a imaginação. Conhecedor que sou da minha gente, essa é a minha conclusão. Aliás, eu creio que a Prefeitura de Rio Bonito já tem elementos suficientes para criar, com urgência, um Concurso de Literatura, porque o que não falta em nossa cidade é candidatos a Nelson Rodrigues e Rubem Fonseca.

Também deve estar contribuindo para a criatividade dessa nova “lenda urbana”, uma matéria do jornal “O São Gonçalo”, que fala sobre uma cena macabra e inusitada assustou moradores do Condomínio Residencial Dom Casimiro, vizinho à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manilha, Itaboraí, na manhã do último dia 09 de abril. Restos de órgãos humanos foram encontrados em sacolas plásticas dentro de cinco caixas térmicas de isopor e num galão. De acordo com policiais do 35ºBPM (Itaboraí), os sacos com os órgãos estavam com identificação e inscrições de laboratórios. O material tem aspecto de lixo hospitalar e foi encaminhado ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli para ser analisado.

Ainda sobre esse assunto, alguém, muito preocupado, afirmou que o caso ocorreu em Silva Jardim. Imediatamente eu fiz contato com a Delegacia daquele município (22) 2668-0657 e fui informado, por quem me atendeu, que não existe nenhum fato dessa natureza registrado por lá (afirmação igual eu ouvi na Delegacia de Rio Bonito). Quem tiver dúvida pode ligar para lá, mas a pessoa que me atendeu disse que não foi encontrada nenhuma criança morta em Silva Jardim. E, ele acrescentou: “caso isso fosse verdade, obrigatoriamente, nós teríamos que estar sabendo e envolvidos no caso”. Por tanto, amigos, a tese de que tudo isso é boato continua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário