segunda-feira, 11 de março de 2013

Rio Bonito, finalmente, pode ter Posto Avançado do Tribunal do Trabalho


Flávio Azevedo

A prefeita Solange Almeida e a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry
A prefeita Solange Almeida (PMDB) assinou no último dia 26 de fevereiro, junto da desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, um protocolo de intenções para que Rio Bonito, finalmente, tenha um Posto Avançado do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. O posto é um antigo sonho dos advogados locais e da 35ª Subseção da OAB. A unidade também irá atender os municípios de Tanguá e Silva Jardim e corria o risco de ser levado para Araruama.

Desde 2009 o TRT pretende se instalar em Rio Bonito. Tecnicamente o Posto Avançado já havia sido criado, através da então desembargadora Doris Castro Neves, mas o então prefeito José Luiz Antunes não deu a devida importância e não tomou a iniciativa de alugar um espaço para abrigar o órgão. Segundo fontes, o prefeito teria sofrido pressão de empresários locais para que não facilitasse a vinda do Posto Avançado, para não dar facilidade ao empregado que precisar recorrer a Justiça Trabalhista.

Em junho de 2009, o prefeito ofereceu ao TRT, o antigo Posto Agropecuário, na Praça Cruzeiro (um prédio anexo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente). O espaço havia sido reprovado pelo Núcleo de Defesa Sanitária Animal, que por falta de condições físicas e estruturais para exercer as suas atividades foi para Tanguá. À época, o então presidente da 35ª Subseção da OAB, Antonio Carlos Guadelupe, não conseguiu esconder a sua decepção com a postura da administração municipal.

Em entrevista a este jornalista, Guadelupe comentou que estava com vergonha de apresentar o espaço aos representantes do TRT. “Eu pedi uma planta baixa do local, para levar ao Tribunal, mas confesso que estou envergonhado, porque eu acho que Rio Bonito tem condições de oferecer algo melhor que um pardieiro”, disparou.

Foto: Ascom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário