domingo, 10 de março de 2013

Polícia para quem precisa de polícia...


Flávio Azevedo

O volume de lojas, escritórios, consultórios e residências sendo furtadas ou assaltadas  é grande em Rio Bonito.
E a onda de assaltos a estabelecimentos comerciais, escritórios e consultórios não acaba! Dessa vez a vítima é a minha amiga Fernanda Fonseca, que no seu perfil do Facebook comunica aos amigos, a notícia da visita indesejada no seu consultório, na Av. Sete de Maio. O furto ocorreu na madrugada desse sábado para domingo (09/10-03). Com um texto profundo e indignado, a fisioterapeuta resume o sentimento dela, e de todos os outros que estão sendo forçados a entrar nessa macabra e odiosa estatística de perdas.

“Se não pagamos nosso impostos perdemos nossos bens e se pagamos perdemos também! Entraram na minha clínica essa noite para assaltar. Cadê a polícia e as promessas? O dinheiro dos impostos vão pra onde? Até quando vamos fechar o nosso negócio sem saber o que vamos encontrar no dia seguinte? Até quando vamos ficar de braços cruzados e deixar que roubem a nossa dignidade? Você rala... Dá um duro danado... Pra vir um vagabundo e levar suas coisas? Isso ta errado! CHEGA!!! Afinal quem que está preso? Somos nós que temos que nos trancar ou os bandidos que entram no nosso quintal? SOCORRO!!!!!! Alguém ajude! CADÊ A SEGURANÇA?”.

O texto de Fernanda traduz o que estão sentindo os muitos empresários, comerciantes e prestadores de serviço riobonitenses, que foram roubados, assaltados ou furtados nas últimas semanas. Para o nosso horror, há cerca de 20 dias o PMDB, partido do governador Sérgio Cabral, divulgou nota declarando, entre outras baboseiras, que “a eleição do vice-governador Pezão (sucessor de Sérgio Cabral) é a certeza de que a bem-sucedida política de Segurança implementada no estado irá continuar e avançar”.

Sinceramente, eu que moro em Rio Bonito, interior do Estado, desconheço essa “bem-sucedida política de Segurança”. O que eu conheço são testemunhos como esse da fisioterapeuta Fernanda Fonseca. No Rio de Janeiro que eu moro, sobretudo no interior, o cenário é totalmente o contrário ao que afirma o PMDB. Aqui, o que é perene é a insegurança! A única coisa que supera a insegurança em perenidade é a cara de pau dos políticos e seus partidos, que insistem em nos tratar como se fossemos idiotas.

É nítida a falta de representatividade dos políticos locais. Em nome do pernicioso pensamento “não adianta bater de frente com quem está mais acima”, nós continuamos com policiamento ínfimo (civil e militar) e a violência bate a nossa porta diariamente (Fernanda é caçula dessa triste estatística). Diante desse cenário, que debate sobre Segurança a classe política está promovendo com a sociedade? Por outro lado, se fizerem esse debate, será que a sociedade comparecerá?

A presença da classe política no Conselho Comunitário de Segurança, por exemplo, é risível. E quando usam a palavra, da mais vontade de rir ainda, porque nitidamente desconhecem as atribuições do cargo que ocupam. Falta liderança, falta mobilização, falta espírito público, falta cooperativismo, falta seriedade, predicados que precisam partir desse setor. Não e possível que depois de ter uma galera que recebe para cuidar da implementação das políticas publicas, as pessoas precisem deixar os seus afazeres para, diariamente, cuidar daquilo que já era para estar sendo tratado!

Até 2012, na gestão municipal anterior, eu sempre dizia que “Segurança é atribuição do ESTADO do Rio de Janeiro” e deveríamos cobrar muito do deputado ESTADUAL Marcos Abrahão. À época, diziam que eu falava isso por ser simpatizante do candidato Matheus Neto. Muito bem! Venceu Solange, que por conta das práticas da sua última gestão (97/2004), não conta com a minha simpatia. Entretanto, embora eu tenha esse entendimento, a minha posição esta mantida “Segurança é atribuição do ESTADO do Rio de Janeiro e devemos, sim, cobrar do nosso representante na esfera estadual”.

Sobre as promessas de campanha, quem promete está no direito de prometer, otário é quem acredita (e em Rio Bonito, infelizmente, eles são maioria esmagadora). Aliás, o povo acredita em historinhas há 40, 50, 60 anos. Pena que as pessoas não percebam que estamos inseguros há muitos anos; e que somente com REPRESENTATIVIDADE política essa questão será resolvida. Porém, eu devo lembrar que não podemos entender como REPRESENTATIVIDADE, o famoso mau costume riobonitense de ficar PUXANDO O SACO de Paulo Melo e Sérgio Cabral ou de qualquer outro político que alcance o governo do Estado do Rio de Janeiro.

Cinismo

Dias desses, na reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), durante um dos meus desabafos, uma importante autoridade do município me olhou com cara de reprovação e me chamou de "romântico".

É... Realmente foi romântico o assalto ao escritório de determinado empresário que perdeu R$ 37 mil... É romântico saber que escritórios, consultórios, empresas e joalherias estão sendo furtadas durante a madrugada e nada acontece... É romântico saber que, em Catimbau, há cerca de um mês, uma família foi presa dentro do banheiro pelos bandidos que limparam a residência... Aliás, é romântico viver em Rio Bonito e ser governando por esse bando de cínicos.

Sinceramente, o cinismo me deixa mais furioso que a incompetência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário