quarta-feira, 13 de março de 2013

Peça com FÉ...


Flávio Azevedo

"Sem fé é impossível agradar a Deus...".
Quando somos crianças sempre estamos pedindo coisas. Na idade adulta, embora isso também aconteça (os pedidos), as ocasiões são peculiares e/ou especiais. Presentes, balas, doces, brinquedos, dinheiro, entre outras coisas, são os principais pedidos de meninos e meninas, hoje, e sempre. Entretanto, ainda criança eu me impressionei com um verso bíblico, que está escrito no capitulo 4, versos 3, do livro de Tiago. Diz assim: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.

Eu confesso que ao me deparar com esse texto eu fiquei triste. Primeiro porque eu era criança e as crianças são amantes dos deleites. E, segundo, porque o verso dizia que eu precisava mudar a minha vida. Mas será que é por aí mesmo? Fiquei encabulado com aquela informação por muito tempo, até conhecer com profundidade o evangelho de S. Lucas e um dos trechos principais do seu livro (Lucas 11.9 a 13). Diz assim:

E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”.

Ainda tenho na minha memória algumas travessuras que aprontava no meu tempo de infância. Feita a “arte”, o primeiro sentimento que se abatia sobre mim era “o que meus pais irão dizer? Serei castigado?” O detalhe é que, geralmente, era sim necessária uma reprimenda e boas chineladas. Sendo assim, se aproximar dos meus pais não era tarefa facial.

Todas as vezes que fico recordando desses episódios vem a minha mente um texto bíblico que está escrito no livro de Hebreus, no capítulo 4, versos 16. “Cheguemos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça em tempo oportuno”. Ou seja, se você vai pedir alguma coisa tem que chegar com confiança. É lógico que reconhecendo a nossa natureza pecadora, mas com confiança.

Alguém poderá me perguntar: “mas o que é fé?”. Bem, o livro de Hebreus também responde. No capítulo 11, versos 1 e 6, o escritor dá duas definições para esse instrumento tão importante: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (verso 1). “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (verso 6).

Quem sabe eu estou escrevendo para alguém que, assim como eu, busca respostas... Alguém que aguarda aquela bênção há muito almejada... Alguém que em algum momento perdeu a fé de vista... Alguém que desconfiou de Deus e por isso tentou resolver os problemas pelos próprios meios... Saiba que o homem é um ser falho, fraco, formado do pó e que sempre carrega consigo a dúvida... Aliás, diante de tantas lutas, Jesus não disse que nós teríamos vida fácil! Pelo contrário, Ele afirmou que no mundo nós teríamos aflições, mas deixou um alento: “... Tende bom ânimo, porque Eu venci o mundo” (João 16.33). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário