quarta-feira, 27 de março de 2013

Chuva provoca queda de árvores e expõe inoperância da Defesa Civil do município


Flávio Azevedo

Segundo o vigia do Posto Almir Branco, ele ouviu um grande estrondo "e em seguida a árvore caiu".
Por volta das 19h dessa quarta-feira (27/03), uma árvore caiu na Rua Duque de Caxias, em frente ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco. O trânsito foi interditado e a Ampla e os Bombeiros foram chamados. Operadores da Ampla vieram desligar a energia elétrica do local para que os homens do Corpo de Bombeiros pudessem trabalhar. A árvore atingiu um veículo que estava passando pelo local e teve avarias na parte traseira do veículo. De acordo com um dos Bombeiros, as demais árvores da rua correm o risco de cair.
– Todas essas árvores precisam passar por uma vistoria. Esse procedimento é realizado pela Defesa Civil do município e deve ser realizado com certa urgência, porque, como essa que caiu, todas essas árvores estão sem raízes e o risco de queda é iminente, porque o solo fica mole com as constantes chuvas – explicou um dos Bombeiros, destacando que o procedimento deve ser feito em todo município, “porque, ontem (26/03), no bairro Caixa D’Água também caiu uma árvore”.

Em dezembro, uma das árvores da rua caiu sobre o muro do Colégio Estadual Barão do Rio Branco.
A previsão do Bombeiro não está equivocada. Essa não é a primeira árvore que cai no local. No último mês de dezembro, numa tarde de sexta-feira, durante uma chuvarada, uma árvore próxima caiu sobre o muro do Colégio Barão. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Já há algum tempo os vereadores e a população de Rio Bonito cobram a contratação de pessoal e a aquisição de equipamentos para a Defesa Civil. Enquanto a Prefeitura Municipal não se define, as árvores estão caindo, alguns deslizamentos já começam a acontecer (Pedro Colares) e os alagamentos viraram rotina. A população espera que as autoridades (in) competentes não estejam aguardando alguma vítima fatal para começar a trabalhar.
A árvore caída sob outro ângulo.
Depoimento

Pelo Facebook, nós recebemos o depoimento de uma familiar do motorista do carro atingido.

Hoje, por volta de umas 19h10min, o meu padrasto passou pela rua do Colégio Barão e uma árvore caiu exatamente sobre o caso, destruindo toda parte de trás e amassando o teto todo, pois quando ele viu que a árvore estava caindo, ele acelerou! Ela (a árvore) iria cair na parte da frente, e ele, essa hora, não estaria mais entre nós!

Só fico indignada porque a Prefeitura não cumpriu com sua obrigação de zelar pelo espaço da cidade, retirando aquela árvore depois te tanta chuva. Ao invés de cair sobre o carro, ela poderia cair sobre um estudante, um idoso, uma grávida. Agora, nós temos que ter nosso direito, pois a Prefeitura deve arcar com o prejuízo. Ele observou a árvore caindo, se não, poderia estar morto!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário