sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Você está reclamando e se diz preocupado com Rio Bonito? Então participe da elaboração do PPA.

Flávio Azevedo


Para aqueles que, como eu vivem, reclamando da administração pública, é fundamental acompanhar a elaboração dessa ferramenta. Mas o que é o PPA? É o Plano Plurianual, que pode ser entendido como o planejamento central de governo do prefeito recém-eleito.

Esse plano determina a orientação estratégica e suas prioridades traduzidas em programas e ações. O PPA deve ser elaborado com a participação de todos os órgãos da Administração Direta e Indireta.

O PPA tem por objetivo dar transparência à aplicação de recursos e aos resultados obtidos. A elaboração e apresentação à Câmara Municipal acontecem sempre no primeiro ano de mandato do prefeito e sua vigência tem início no segundo ano de mandato até o primeiro ano da gestão seguinte.

Para os municípios, a entrega do PPA deve ocorrer até setembro do primeiro ano do mandato e são duas audiências públicas até a votação. Os trabalhos legislativos do ano não podem encerrar sem a aprovação do PPA. Como eu sempre escrevo e falo, não só basta RECLAMAR, temos também que PARTICIPAR!


Prezados amigos, vale lembrar que participar, opinar e criticar, ao contrário do que querem fazer você acreditar, não faz de você “OPOSIÇÃO”, e sim, CIDADÃO! O problema é que o espírito de “CIDADANIA” não agrada ao sistema, mas o espírito de “COVARDIA”... Ah! Esse é sempre bem vindo! Sendo assim, eu deixo aquela célebre e incômoda pergunta: “De que lado você está?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário