sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Secretaria de Educação resolve problema da “fila da madrugada”


Flávio Azevedo

Junto de parte da sua equipe de trabalho, a secretária Lucy Teixeira (ao centro), orienta uma pessoa que veio buscar informações.  
Acompanhando a lógica do pensamento “nada como um dia após o outro!”, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Rio Bonito resolveu a questão da “fila da madrugada”. Ao contrário do que aconteceu na noite do dia 06/02 (quarta-feira), quando cerca de 180 professores (aprovados no processo seletivo) passaram a noite numa fila para que no dia seguinte fossem os primeiros a terem a oportunidade de escolher a escola onde iriam trabalhar em 2013; o dia 07/02 (quinta-feira), quando se esperava nova fila, dessa vez formada pelos demais profissionais da Educação, foi marcado pela tranquilidade e não houve fila.

Junto da sua equipe de trabalho, a secretária Lucy Teixeira ficou no local distribuindo senhas para que as pessoas não precisassem passar a noite ao relento. Às 2h20min da madrugada, já do dia 08/02, horário que a nossa reportagem encontrou, na madrugada anterior, 109 professores na fila; já haviam sido distribuídas cerca de 100 senhas. “Na verdade estamos trocando 217 pessoas por três (a equipe da Semec, entre eles a secretária). Não haverá aquele volume de gente, mas nós iremos ficar aqui anotando o nome de quem chega e distribuindo as senhas”, explicou Lucy, acrescentando que às 20h, quando ela decidiu passar a madrugada no local, já havia um grupo de pessoas na fila.

Em entrevista a nossa reportagem, a secretária confirmou que não ficou nada a vontade com a fila que se formou no dia 06/02; explicou que ficou “espantada” com o volume de pessoas na fila; lembrou que isso nunca havia ocorrido anteriormente; destacou que não disse para as pessoas “estou indo dormir” como foi afirmado por professores que estavam na fila; e comentou que tentou argumentar com quem estava na fila que não havia necessidade de ficar ali, por conta da estrutura de acolhimento que a Semec havia preparado.
– Naquele momento eu já estava esgotada e cansada e, realmente, eu não consegui pensar ou planejar uma alternativa para resolver aquela questão. Hoje, diante da possibilidade de nova fila, nós criamos a estratégia de ficar na entrada da Secretaria anotando o nome das pessoas e distribuindo senhas. Estamos esperando 217 pessoas. Não foi falta de experiência da nossa parte como estão dizendo, isso é preconceito. Eu reconheço que o erro aconteceu, mas só erra quem trabalha – disse a secretária, acrescentando que o gabarito das provas iria ser publicado sim, “mas o tempo hábil para publicação (o jornal só sai aos sábados) foi um problema”.

Sobre a publicação da classificação em ordem alfabética, a secretária afirmou que foi uma decisão em conjunto com a sua equipe. Questionada quanto ao volume de pessoas que fizeram o processo seletivo, uma procura que não havia acontecido antes, a secretária afirma que a “carga horária reduzida (meio expediente), diferente de outros setores da gestão municipal, é um atrativo”. Para ela, muita gente ainda vê a Educação como “bico”, como complementação da renda e o fato de poder escolher trabalhar de manhã, de tarde ou de noite atrai muita gente.
– A Educação passa por um momento muito crítico no Brasil. Aqui, por exemplo, de 94 vagas que foram disponibilizadas para auxiliar de Educação Infantil, nós contamos apenas com 87 inscrições, ou seja, vou começar as aulas no dia 18 de fevereiro, ainda precisando de gente – ponderou Lucy, que voltou a falar do seu entusiasmo diante dessa nova fase; denunciou uma série de problemas encontrados nas unidades escolares (merenda estragada, por exemplo); afirmou que o desafio da eleição para direção das escolas continua de pé e vai acontecer em 2014; e lembrou que a luta pela implantação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) continua sendo uma bandeira não só dela, mas de toda equipe da Semec.

5 comentários:

  1. Uma equipe que "opta" por uma lista de aprovados ordenada alfabeticamente e não por critérios mais justos como classificação na prova/idade/tempo de serviço só mostra mesmo que a educação no Brasil está sim num momento crítico.

    Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Mas no edital os critérios eram outros!!!!1



    5 – DA CLASSIFICAÇÃO

    5.1 – Para os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 65% na prova de múltiplas escolhas, a classificação dar-se-á de acordo com o somatório de pontos obtidos na análise curricular e nos documentos comprobatórios da habilitação apresentados;
    5.2 – Os candidatos classificados serão chamados, obedecendo a uma ordem decrescente de pontos;

    6 – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
    6.1 – Na classificação final, entre candidatos com igual número de pontuação, serão fatores de desempate:
    a) Maior tempo de experiência comprovada na área em que pretende atuar;
    b) Maior número de horas em curso de aperfeiçoamento na área em que pretende atuar;
    c) Maior idade.

    ResponderExcluir
  3. Caro Flávio, ainda estou tomando fôlego, depois que vi as declarações da Sra. secretária. Como gostaria de ser sarcástico nesse momento, pois somente assim poderia tirar algum proveito dessas colocações, mas pelo bem do entendimento e buscando um novo modo de enfrentar essas situações, vou me ater aos fatos.

    ...resolveu a questão da “fila da madrugada”. => A fila sim, mas continuamos com o amadorismo e falta de compromisso, pois o servidor têm de qualquer forma comparecer de madrugada para pegar uma senha! E os servidores que pernoitaram ali, tiveram sua segurança garantida? Sua remuneração? Qual o custo envolvido?

    ...“Na verdade estamos trocando 217 pessoas por três... => Fato do que eu falei acima. Se tivessem seguido o edital, não precisaria de ninguém, nem em fila, nem para dar ou pegar senha. Ou será que a secretária está tentado dizer que ele se "sacrificou" para o bem dos servidores?

    ...não ficou nada a vontade com a fila que se formou no dia 06/02... => Não foi o que pareceu, inclusive pelos depoimentos que você colheu in loco. Mas concedamos o benefício da dúvida nessa questão.

    ...ficou “espantada” com o volume de pessoas na fila... => Gostaria de entender qual o motivo do espanto, ou será que a secretária não sabe onde fica Tatus????

    ...lembrou que isso nunca havia ocorrido anteriormente... => Realmente não, pois no processo anterior, a qual ela não deve ter participado, a escolha foi feita por ordem de classificação.

    ...não havia necessidade de ficar ali, por conta da estrutura de acolhimento que a Semec havia preparado => Repito a pergunta: A Sra. sabe onde fica Tatus?

    ...Naquele momento eu já estava esgotada e cansada e, realmente, eu não consegui pensar ou planejar uma alternativa para resolver aquela questão... => De novo, aponto o fato do amadorismo, e da falta de planejamento e gestão. Em qualquer boa faculdade, planejamento é uma matéria obrigatória, nem que esteja contida em alguma outra cadeira. Planejamento significa, entre outras coisas, previsão! Se não soube prever que isso poderia acontecer, não sabia o que estava planejando, tornando consistente a minha afirmação de amadorismo.

    ...nós criamos a estratégia de ficar na entrada da Secretaria... => Muito me admira a Sra. secretária, com seus diplomas e conhecimentos, referir-se a esse ato como estratégia. Retirado da internet “A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra,que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser.”. No mínimo, deveria ter dito contingência, até porque não dá para classificar como contingência, pois essa também é abordada no planejamento, na realidade o que ela propiciou foi simplesmente uma solução de contorno, que é o que ocorre em muitas administrações públicas, para as ditas barbeiragens conforme você fala Flávio, que nunca resolvem a questão globalmente, somente tampam o buraco.

    ...Não foi falta de experiência da nossa parte como estão dizendo, isso é preconceito => Por tudo que expliquei acima, experiência é algo que passou muito longe de tudo que envolveu, em parte ou num todo, esse PSS. Preconceito vem da palavra pré concepção, ou seja, conhecimento prévio, e nesse caso também não se aplica. Ninguém falou que a equipe não sabia, eles demonstraram categoricamente que não estavam em condições de gerir esse processo.

    ...Eu reconheço que o erro aconteceu, mas só erra quem trabalha => Reconhecer o erro, é o mínimo de humildade que a Sra. secretária poderia ter, e poderia ainda ter aproveitado a ocasião para se desculpar de seu erro e se redimir perante os professores, mas infelizmente, além de não o fazer, ainda larga mais essa pérola. Sra. Secretária, não trabalhar também, por si só, já é um erro, só não erra quem planeja com informações corretas e se cerca de pessoas aptas a criar e exercer tais planejamentos.

    ResponderExcluir
  4. “mas o tempo hábil para publicação (o jornal só sai aos sábados) foi um problema” => Voltamos ao tema planejamento. Durante o planejamento do PSS ninguém da equipe se preocupou em determinar qual a data de circulação dos periódicos? A Sra. Secretária esqueceu-se do caminho oficial que poderia ter adotado? Se não lembra, deixe-me refrescar sua memória. A Sra. Prefeita Solange, depois de anos de ostracismos tecnológicos, em apenas um mês colocou a disposição de todos os munícipes o sitio da internet onde encontra-se todas as informações pertinentes a sua administração, incluindo a secretaria de educação. Vejo no mesmo sitio todo o edital do PSS, porque, durante o planejamento, não adotaram o mesmo caminho para a publicação do gabarito, já que não haveria tempo hábil para a mídia impressa? Tenho certeza que o Flávio, com a abrangência de sua mídia eletrônica, e outros jornalistas, fariam o papel de disseminar essa informação.

    ...Sobre a publicação da classificação em ordem alfabética, a secretária afirmou que foi uma decisão em conjunto com a sua equipe. => Veja o que diz o edital: “5.2 – Os candidatos classificados serão chamados, obedecendo a uma ordem decrescente de pontos.”. Sra. Secretária, vocês claramente desobedeceram um dos critérios impostos por vocês mesmos, não há necessidade de mais comentários sobre isso.

    ...muita gente ainda vê a Educação como “bico” => Sra. Secretária, cabe a vocês mudar essa visão, são atitudes como essa, de total descaso e descalabro, que induzem os profissionais a terem uma percepção de bagunça e desorganização, portanto não levam a sério os ditos interesses pleiteados pela senhora. Um salário pífio, uma falta de respeito e consideração, desordem, são determinantes para a sua afirmação. E o novo governo apregoa que o antigo estava ruim, porém ao invés de mudar, mantém um padrão questionável de conduta. Dê respeito, condições dignas de trabalho, subsídios materiais e financeiros, suporte médico e psicológico, para os profissionais, eu tenho certeza que os bicos se tornarão excelentes empregos, e as pessoas se doarão muito mais. Não peça a elas que dêem o que vocês não estão dando, para que alguns parasitas possam locupletar-se dentro da máquina. Eu me inclino a concordar que isso é um bico, pois se olhar a fundo na constituição, nos direitos inalienáveis do cidadão, verá que a educação é o fator de suma importância, ao lado da saúde e da segurança, portanto não podemos ter “contratados” temporários para funções tão vitais.

    ...A Educação passa por um momento muito crítico no Brasil. => Realmente, e a sua gestão demonstrou essa criticidade. Nossa cidade não ficou de fora em demonstrar o quão crítica está.

    ...do seu entusiasmo diante dessa nova fase... => Sra. secretaria, como pode estar tão "entusiasmada" com tanta dificuldade a frente? Falta profissionais, isso foi dito no mesmo parágrafo, problemas encontrados nas unidades escolares, “planejamento” para eleições de diretores, implementação de planos de cargos e salários, no primeiro ato público da secretaria (PSS) acontece essa “barbeiragem”, e a Sra. está entusiasmada? Com essa declaração eu estou apavorado!

    ResponderExcluir
  5. Sra. Secretária, quem sou eu para sugerir ou mesmo indicar alguma coisa, pois senão estaria incorrendo nas mesmas bravatas ditas por muitos de vocês, mas a preparação profissional é fator inerente ao cargo ocupado, assim como postura, clareza de comunicação, preparação para declarações, e vejo que há uma necessidade preemente de sua organização, em se adequar a essas exigências.
    Como riobonitense, eu espero que esses deslizes, essas barbeiragens, sejam somente fatos isolados, consequência ainda de uma transição política, e também uma falta de experiência no exercício dessa que é uma das principais secretarias municipais. Não tenho a menor dúvida de sua capacidade, tens ótimo nível de escolaridade, mas a capacidade não é experiência, nem tão pouco novas conquistas são adquiridas sem esforço. Veja o caso da prefeita Solange, que durante sua campanha disse que agora ela está melhor preparada, veja o quanto ela precisou de experiência. Errar é um luxo que pessoas públicas não podem ter, e quando cometem tem que se esforçar ao máximo em reparar, é daí que vem a dignidade, e confiança. Eu espero que a Sra. não cometa os mesmos erros de seus predecessores, nem tampouco incorra em erros antigos, a Sra. está com a faca e o queijo na mão, faça a diferença, mostre-nos uma gestão equalitária, transparente, voltada aos interesses nossos, do povo riobonitense. Liderança não é imposta, é conquistada. Somente será um líder, aquele que souber a necessidade de todos que dependem dele, e a capacidade de satisfazer essas necessidades.
    Meu votos de uma boa administração para a Sra., e receba essas palavras como baliza para correção do rumo, e não uma crítica ou falácia desnecessária.

    ResponderExcluir