domingo, 24 de fevereiro de 2013

Rio Bonito pode ganhar Delegacia da Jucerja nos próximos meses


Flávio Azevedo

O presidente da Jucerja, Carlos De La Rocque (blusa azul) explica o passo a passo para que a Delegacia da Jucerja seja criada em Rio Bonito.
Rio Bonito pode ganhar nos próximos meses, uma delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). Foi o que ficou acertado no encontro que aconteceu no último dia 31 de janeiro, entre a prefeita Solange Almeida (PMDB); e o presidente da Jucerja, Carlos De La Rocque. A reunião contou com a cobertura exclusiva do jornal “OTEMPO” e do programa Flávio Azevedo, da Rádio Sambê FM (98,7). Demonstrando força e influência, o secretário municipal de Fazenda, Walmyr Figueiredo era um dos mais entusiasmados com a novidade.
– A reunião foi muito proveitosa, porque não falamos apenas de Jucerja. Outras ideias, como a “Casa do Empresário”, que vai centralizar vários segmentos do setor comercial, foram debatidas, e estamos sim, bem próximos de ter uma Delegacia da Jucerja em Rio Bonito. O ganho para o município é fantástico e essa é apenas uma das coisas boas que nós estamos planejando para os setores, comercial, industrial e de prestação de serviços – informou Walmyr.    

Além do titular da Fazenda, também participaram da reunião, o vice-presidente do interior do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Cláudio Duarte; o delegado do CRC na Região, José Américo dos Santos; e parte do staff da Jucerja e da Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB). De acordo com a prefeita Solange Almeida, “toda ferramenta que pode estimular a economia e reúne condições de modernizar o município é do nosso interesse”.
– Rio Bonito já conta com a Receita Federal e essa Delegacia da Jucerja viria confirmar o município como porto seguro para os novos negócios que estão chegando atraídos pelo Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) – disse a prefeita, que reconhece na classe contábil, um parceiro que tem contribuído com o desenvolvimento econômico da cidade.

As delegacias da Jucerja mais próximas a Rio Bonito estão em Cabo Frio e São Gonçalo, “mas a posição geográfica de Rio Bonito dá vantagem considerável a vocês”, ponderou De La Rocque, acrescentando que a estrutura exigida para a sua operacionalidade é mínima. “Duas salas, que podem ser alugadas; acesso facilitado e funcionários do quadro efetivo da Prefeitura que tenham formação superior”. A prefeita Solange Almeida destacou o interesse na Delegacia da Jucerja e lembrou que nos próximos meses quase todas as Secretarias Municipais serão transferidas para um novo endereço.
– Isso vai abrir espaço no atual prédio da Prefeitura. Por conta do acesso, a única Secretaria que vai ficar aqui nesse prédio será a Fazenda e, quem sabe, a Delegacia da Jucerja não fique aqui? Isso nos daria um plus muito interessante – assegurou.

Na oportunidade foram discutidos temas como Registro Integrado (Regin), que integra os órgãos públicos envolvidos no registro de empresas como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeituras Municipais e tem por principal objetivo a desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas. A otimização dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Fazenda, a liberação rápida de instrumentos como Alvará, entre outros documentos importantes a vida do comércio também foram abordados.

De acordo com os integrantes da reunião, a PMRB já dispõe de bastante agilidade na prestação de serviço, “mas pode ser ainda mais ágil e isso é vital, porque representa aumento importante na arrecadação”, frisou o vice-presidente do CRC, Cláudio Duarte, que também é contador. O estímulo ao Microempreendedor Individual (MEI), um das ferramentas de maior eficácia na luta contra a informalidade e que tem como grande vantagem para o comerciante, o acesso ao microcrédito, também foram temas da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário