segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Zagueiro riobonitense Welinton deixa o Flamengo e vai jogar no futebol Russo


Flávio Azevedo

Welinton sempre foi criticado pelo torcedor flamenguista
Depois de lamentar a saída do ídolo Vagner Love, que voltou ao CSKA de Moscovo, o torcedor do Flamengo comemora a saída do zagueiro Welinton. O jogador, que está no elenco principal do Flamengo desde 2009, apesar de ser voluntarioso e ter passagens pelas seleções de base do Brasil, nunca foi unanimidade entre os torcedores rubro-negros. Na manhã desta segunda-feira ele se apresentou no Ninho do urubu, mas foi liberado pelo departamento de futebol. O jogador se despediu dos companheiros e esta noite já embarca para a Rússia.

No leste europeu, Welinton vai jogar no Alania Vladikavkaz, da Primeira Divisão russa. Representantes do zagueiro vão à Gávea apenas para a assinatura do documento de liberação do defensor, que será emprestado por seis meses. O Rubro-Negro receberá 150 mil euros (cerca de R$ 405 mil) pela cessão e estipulou a venda de 90% dos direitos econômicos dele em 2,5 milhões de euros (R$ 6,85 milhões) caso haja interesse do clube pelo atleta no fim do contrato.

Na Rússia, Welinton jogará com o ex-companheiro Diego Maurício e outros três brasileiros. O Alania está na penúltima colocação da Premier League russa e ganhou duas partidas em 19 jogos. Revelado no Flamengo, Welinton foi promovido ao time profissional em 2009 pelo técnico Cuca. Ele disputou 149 jogos, marcou três gols. Nesse tempo, ele participou da conquista do Brasileiro de 2009 e dos títulos cariocas de 2009 e 2011. O departamento de futebol entende que o desgaste do zagueiro com o torcedor tornou insustentável a sua permanência no clube.

Zagueiro não é a única insatisfação

Um giro pelos sites que noticiam a saída de Welinton mostra que, no elenco rubro negro, não é apenas o zagueiro que é uma unanimidade negativa. Se a saída do atleta é comemorada por boa parte dos internautas, eles também pedem a saída de jogadores que até bem pouco tempo eram considerados intocáveis. É o caso de Ibson, Ayrton e até do meia Renato, também citado pelos internautas como alguém que não fariam falta ao elenco rubro-negro.

Algumas ponderações, porém, são favoráveis ao zagueiro Welinton. O internauta Francisco Alves, por exemplo, lembrou que André Bahia, zagueiro revelado na base do Flamengo, subiu em 2001, aos 18 anos, para o time principal, e em 2002 já era o zagueiro titular. “Em 2005 saiu para o Feyenoord (Holanda) onde passou sete anos, sempre como titular. Em meados de 2011 foi para o Samsunspor (Turquia) e no final de 2012 retornou ao Brasil, contratado pelo Botafogo-RJ. O importante nessa história é que o cara saiu do Flamengo EXECRADO pela mídia e pela torcida, que o chamavam de “avenida Bahia”. Saiu daqui expulso, como agora sai Welinton, porém, na Europa foi bem sucedido. Vários clubes do Brasil já tinham antes tentado contratá-lo”.

Discurso também ponderado tem o internauta Plínio Márcio, que ainda tira onda com centenas de comentários que enaltecem a saída de Welinton. “Sabem nada de futebol. O garoto é bom, estava sempre em todas as jogadas. Errava sim, mas o time todo errava e tudo explodia nas costas dele. Jogava do lado do péssimo Júnior Cesar, que não atacava, muito menos marcava. Aí explodia tudo no Welinton. A maioria faz críticas porque ouve na rua, no estádio, mas não sabem nada de futebol. Tomara que a torcida o apoie e que ele arrebente lá fora”, disparou.

Carinho de Luxemburgo

Um dos principais treinadores do Brasil, o técnico Vanderlei Luxemburgo, quando treinava o Flamengo, por várias vezes defendeu o zagueiro da ira do torcedor. Em entrevista ao programa Bem Amigos, do SporTV, em agosto de 2011, o treinador afirmou que o atleta era perseguido pela torcida e ainda comparou o seu começo da carreira com o início de Junior Baiano, atleta que só foi reconhecido quando deixou o clube.
– Cismaram com o Welinton, como cismaram com o Junior Baiano, que precisou sair do Flamengo para disputar uma Copa do Mundo. Não é permitido ao Welinton errar. Fico me perguntando: “Será que eu sou burro?”. O Welinton tem todas as características de um bom zagueiro. Ele é rápido, tem uma habilidade razoável, e sobe bem na cabeça. O problema dele é na parte psicológica. Vai chegar uma hora que não vou conseguir mostrar que ele é um bom zagueiro. Aí ele vai acabar saindo, como foi o Junior Baiano – explicou o treinador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário