segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O que é "bom jornalismo"?

Flavio Azevedo


A desnecessária inconveniência dos profissionais de imprensa consegue irritar até os profissionais da área.

Sob a ótica do “bom jornalismo”, eles estão apurando a notícia! Há quem diga que se você não for inconveniente, alguém poderá acusá-lo de não estar sendo profissional! Defendo a tese de que diante de cenários como esse, o jornalista precisa se colocar do outro lado do balcão. Certamente ele perceberá que não é tão fácil bancar o “cão farejador”! Eu, por exemplo, não concordo com a lógica do "não é meu parente que se arrebente!". A informação precisa ser data, mas um pouco de bom senso nunca é ruim!

Seguindo a linha de João do Rio, o primeiro jornalista da história do Brasil, para se apurar informações de fatos dessa natureza, basta sentar no bar da esquina, observar as expressões, o clima, o corre-corre, os comentários e depois contar ou descrever o que você viu e ouviu. Aliás, jornalismo nada mais é do que contar a historia do ocorrido. Mais que isso é firula!

Porém, se você tem que chegar, obrigatoriamente, antes da "mídia concorrente", aí se perdeu todo sentido da palavra jornalismo. Virou briga por audiência, o que nada tem haver com jornalismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário