domingo, 13 de janeiro de 2013

O líder é uma espécie em extinção


Flávio Azevedo

Por que é tão difícil ser líder ou reconhecer um líder? 
Diante dos inúmeros problemas sócio-político-econômicos enfrentados pela sociedade brasileira, a descrença nos políticos e o medo da avidez financeira dos que se destacam em qualquer setor é uma realidade que bate todos os dias a nossa porta. Comandados paralisados pelo veneno da alienação e comandantes de mentira montados e forjados por publicitários e vendidos pelos veículos de comunicação de massa.

É nítida a necessidade de líderes em nosso mundo, sobretudo em nosso país. Contudo, a LIDERANÇA é um conceito que a cada dia vai se perdendo de vista por conta de dois fatores clássicos da sociedade moderna: a FROUXIDÃO e o RELATIVISMO. Para confirmar essa triste realidade basta analisar as teorias do sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, que fala sobre os valores são líquidos. E, por que são líquidos? De acordo com ele, no mundo atual as pessoas se comportam de acordo com o meio.

Assim como o líquido tem a forma do recipiente que está inserido (redondo, quadrado, retangular etc.), na modernidade, os valores também têm essa natureza, porque eles se acomodam conforme as necessidades e interesses do sujeito. Tudo é “relativo” ou “é melhor ficar calado para não se queimar” ou “para não correr o risco de ser mal interpretado”, o que podemos apontar como a essência da frouxidão.

Pensando nessa lógica corrompida que domina o nosso mundo, nós deveríamos refletir mais sobre uma ideia defendida pela escritora estadunidense Ellen G. White. “A maior necessidade do mundo é a de homens – HOMENS QUE NÃO SE COMPRAM NEM SE VENDAM; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que tudo dê errado”.

Aqueles que se enquadram nos conceitos de liderança defendidos acima são os verdadeiros líderes, mas esse é um tipo de postura classificada como ultrapassada. O moderno e novo é o líder que defende o relativismo e a frouxidão como postura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário