domingo, 20 de janeiro de 2013

Ladroagem na transposição do Rio São Francisco


Flávio Azevedo

Superfaturamento, sobrepreço, descompromisso e muita sacanagem, essas são as principais marcas das obras de transposição do Rio São Francisco.
Se não me engano, há mais três meses eu não sentava em frente a TV para assistir alguma coisa que não fosse futebol. Nesse domingo (20/01), enquanto eu faço um lanche, resolvo ligar o aparelho. Ligo a TV – parece que eles fazem de propósito para me irritar – e exatamente no momento que eu sento para ver o que está passando, começa uma reportagem (Fantástico) sobre as obras da transposição do rio São Francisco, no Nordeste.

Absurdos, bandidagem, safadeza e termos impublicáveis são as palavras mais apropriadas para definir o que eu assisti. A verdade é que diante de tanta bandalheira, eu perdi até o apetite. O que me chama mais a atenção, porém, são as respostas vazias das autoridades ouvidas. Eu fico pensando e me faço algumas perguntas: Por que um país tão belo como o Brasil precisa ser dominado por tanta gente imoral? Por que nós brasileiros somos tão sem escrúpulos? Por que temos essa paixão pelo roubo? Por que o alheio nos fascina tanto? Por que temos que ser dominados por esse “demônio” chamado sistema?

O mais indignante é que essa é apenas uma historia entre outras mil sacanagens que causam prejuízos ao país, aos cofres públicos e ao cidadão. Sinceramente, dá vontade apagar o termo “brasileiro”, escrito em minha Carteira de Identidade, naquele espaço destinado a identificar a minha nacionalidade. Contudo isso, o que mais me incomoda é a acomodação do brasileiro. Estou falando do sujeito que assistiu a reportagem, leu esse texto, mas quando me encontra, com a maior cara de pau ainda me censura e questiona: “você é muito revoltado! Porque você é assim?”.

Nessas horas, contar até 10 para não falar alguns palavrões e impropérios para o maldito alienado é importante. Controlada a minha ira eu respondo: “e você, por que é assim?”. Alguns entendem a ironia, outros, dado o nível de alienação, infelizmente não!

3 comentários:

  1. Parabéns Flávio Azevedo,são esses mesmos que só ficam indignados ,quando o resultado dessa falta de escrúpulos,bate em sua porta em forma de violência,como está acontecendo no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Sou de Pesqueira-PE e passo nesse trecho da transposição, e é lamentável, algo que poderia beneficiar milhares de Nordestino,está entregue ao abandono! 2014 vem ai,Dilma! aguarde-me, nas urnas lhe darei resposta!
    Josemar

    ResponderExcluir