terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Festejos pela Padroeira de Rio Bonito arrastam multidão

Flávio Azevedo

O padre Eduardo Braga é um sacerdote comprometido com a sua missão e tem o seu ministério marcado pela luta em prol da vida e da família.
“Escutei uma expressão de um casal que nos visitou e eles disseram estar com a impressão que estavam numa grande festa de aniversário, onde existe uma grande família. Eu fiquei muito feliz, porque esse é o meu oitavo ano em Rio Bonito e acredito que essa é a festa mais serena e tranquila que eu vi. Não houve nenhum tipo de dificuldade. Foi uma festa perfeita no que diz respeito àquilo que nós poderíamos fazer e se propôs a fazer”. Com essas palavras, o padre Eduardo Braga, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhor da Conceição de Rio Bonito, iniciou a entrevista, concedida ao programa “Flávio Azevedo”, da Rádio Sambê FM (98,7), onde ele fez um balanço dos festejos realizados pela comunidade católica para celebrar a Padroeira do município.

A necessidade de um santuário maior, “pois o templo não comporta mais o volume de pessoas que estão freqüentando a igreja”; a Novena; o Festival da Canção Mariana, “que trouxe pessoas de vários lugares e sinalizou que estamos preocupados com a música sacra”; o passeio ciclístico, “um momento importante pela reunião das famílias”; a caminhada da fé, “onde as famílias também estiveram unidas e participando”; a tradicional Procissão, “marcada pela multidão que, apesar do calor, compareceu”; a presença dos nossos amigos evangélicos, “eles vieram lanchar e jantando conosco”; foram outros temas também apontados pelo pároco como destaques dos festejos em celebração ao Dia da Padroeira, em 2012.
– Tem muita gente boa em Rio Bonito e essa festa prova que é possível fazer momentos de alegria como esse sem bebidas alcoólicas, sem músicas agressivas, sem pretensões financeiras e sem nenhum tipo de manobra. João Paulo II quando encontrava as outras denominações dizia que “nós temos mais coisas que nos une do que nos separa”. Nós saímos de um mesmo tronco, o cristianismo, e, por isso, as nossas raízes são comuns. A defesa inviolável da vida, o valor da família, a salvação por Cristo Jesus, a necessidade que temos de Deus; uma fé que não pode ser negociada, tudo isso é comum ao cristianismo – analisou o sacerdote.

Preocupação com as drogas lícitas e ilícitas

Sobre a questão das drogas lícitas e ilícitas, o pároco trás um dado histórico. De acordo com ele, quando a nossa região começou a ser povoada, as primeiras indústrias eram os alambiques. “Isso mostra de onde vem o hábito de sair para beber e o volume de barracas espalhadas, sobretudo no interior do município. O número dos dependentes de cocaína cai na Europa e nos Estados Unidos, mas não cai no Brasil, por quê?”, questiona.
– Se as pessoas de outros estados e regiões que chegam para trabalhar no Comperj preferem morar em Rio Bonito por ser uma cidade mais bem estruturada, pode ser que os usuários de drogas também estejam encontrando acolhida aqui. Existem portas... Bares e estabelecimentos que facilitam isso. Antigamente, Rio Bonito só tinha usuário de drogas, hoje, porém, nós já temos pequenos traficantes. Eu tenho esperança na proposta da prefeita eleita Solange Almeida, que anunciou a criação de uma Secretaria Antidrogas – ponderou.

A responsabilidade dos pais também foi abordada pelo sacerdote. “Infelizmente está havendo uma frouxidão muito grande... Um relativismo muito grande... Um deixar solto muito grande. É impossível que as pessoas não estejam vendo os jovens na Praça, os jovens em frente a Igreja, os jovens nos parques... Existe condições, se nós quisermos, de passarmos um pente fino... Como pai, mãe, educador, sacerdote, pastores, a mídia... Nós não podemos ficar parados, precisamos nos mobilizar e não podemos esperar algo grave acontecer com os nossos jovens.

Jornada da Juventude

Na ocasião, o padre Eduardo Braga também comentou a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que deve receber 3 milhões de jovens do mundo inteiro. De acordo com o pároco, cerca de 750 jovens estrangeiros ficarão hospedados em Rio Bonito por volta de 10 dias (no próximo mês de julho). Junto a esses visitantes, a Igreja irá desenvolver atividades que foram enumeradas pelo padre.
– Programações serão desenvolvidas com os nossos visitantes. Um dia dedicado a solidariedade, onde escolas, asilos e creches serão visitados; um dia de Cultura, onde eles apresentarão a cultura deles e nós iremos apresentar a nossa; dia de experiência de família, onde as famílias, que vão abrigar esses jovens, sairão para jantar e falar sobre os valores familiares; haverá uma programação vasta e uma experiência muito forte – contou o padre Eduardo, ressaltando que esse será o maior evento que a cidade do Rio de Janeiro acolherá na sua história, “sendo maior que a Copa do Mundo e as Olimpíadas”.

Festival da Canção Mariana  
        
Os vencedores do II Festival da Canção Mariana, foram os músicos Matheus Prevot e Fernando, com a música “Fardo e Honra”. A música conquistou dois prêmios: melhor canção e melhor intérprete, prêmio conquistado pelo cantor Robson Cunha. O troféu e o prêmio pela conquista do festival foram entregues, aos vencedores, pelo padre Eduardo Braga que aproveitou para comentar a importância do evento. “Nós plantamos essa sementinha ano passado e ela germinou. O resultado é que esse ano nós já tivemos pessoas de fora participando e iremos continuar trabalhando para que esse festival permaneça em nosso calendário”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário