quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dia mais quente do ano lembra o “fim do mundo”

Flávio Azevedo
Foto: Severino Silva/Agência O Dia 
O Rio de Janeiro registrou um recorde histórico de temperatura: a máxima chegou aos 43,2º C, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, com sensação térmica de 47º C.
No último dia 21 de dezembro, o volume de gente preocupada com o fim do mundo era grande. Motivado pelo tema eu decidi escrever sobre o assunto. Além de comentar a previsão dos Maias (povos pré-colombianos), nós também refletimos sobre alguns versos bíblicos que sustentam a crença dos cristãos em um fim do mundo. Desde quando eu era criança eu ouvia os pregadores, na igreja, mencionarem uma passagem de Apocalipse que fala sobre o aquecimento do sol.

Esse trecho do livro sagrado fala sobre sete taças recheadas da ira de Deus. O conteúdo dessas taças é lançado sobre a terra para punir a humanidade desobediente. Nessa quarta-feira (26/12), dia apontado pelos noticiários como o mais quente do ano, eu me lembrei desse verso. No capítulo 16, verso 8, o escritor do Apocalipse diz que “o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo”.

Sinceramente, eu nunca achei que aquecimento seria repentino. Estudos científicos e reportagens apresentadas em programas como Fantástico (TV Globo) mostram que o gelo contido nos pólos está se derretendo lentamente, o que está aumentando o nível da água do mar. Caso esse fenômeno continue, em cerca de 30 anos é possível que algumas capitais praianas desapareçam. Os pesquisadores também afirmam que por conta de uma série de fatores climáticos e ambientais os dias estão mais quentes. É aí que eu me lembro da tal passagem do Apocalipse (16.8).

O que mais me preocupa, porém, é o verso seguinte, o nove (9). Por conta do grande calor, diz o escritor do Apocalipse, “os homens blasfemaram contra Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória”. Essa obstinação da humanidade faz com que a taça seguinte, a quinta, seja lançada sobre a terra, numa sucessão de sete flagelos que atingirão a humanidade nos últimos dias.

Aos que me perguntaram se o mundo acabaria em 21/12/2012, eu respondi que não acreditava na previsão dos Maias. Entretanto, amigo leitor, eu lhe asseguro que o mundo caminha a passos largos para o seu fim. Diante desse cenário de calor, destruição e desequilíbrios sociais que nos cerca e aumenta a cada dia, qual está sendo a nossa atitude? O que pensar... E, sobretudo, o que dizer?

Julgo ser importante relembrar o que está escrito no livro de S. Lucas, capítulo 21, versos 25 e 26: “E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas”. Não é mais ou menos isso que temos visto nos noticiários?

Diante da preocupação estampada no rosto dos discípulos, coisa que pode estar acontecendo, agora, com o amigo leitor, Jesus deu uma dica: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima” (Lucas 21.28). Pensando nisso, nós precisamos nos preparar para quando essa redenção chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário