terça-feira, 13 de novembro de 2012

Conheça os vencedores do “Prêmio Esso” de 2012

Uma imagem curiosa para alguns, chocante para outros... Ganhou o Prêmio Esso na categoria "Fotografia".
Na categoria “Fotografia”, o prêmio foi para o repórter-fotográfico Wilton Junior, com uma imagem em que a presidente Dilma Rousseff parece ser transpassada por uma espada de um militar em uma cerimônia oficial. Este mesmo trabalho, publicado no jornal "O Estado de S. Paulo", já havia levado o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Fotografia, em janeiro deste ano.

A edição 2012 do prêmio Esso teve recorde de trabalhos inscritos, com 1.302 no total, sendo 677 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 213 trabalhos fotográficos; 329 trabalhos de criação gráfica (jornal, revista e primeira página) e 83 trabalhos de telejornalismo. Os vencedores tiveram seus trabalhos indicados após o exame pelos jurados das comissões de premiação de 72 finalistas, sendo 50 de mídia impressa, 12 trabalhos fotográficos e 10 trabalhos de telejornalismo.

Com patrocínio da ExxonMobil, o Prêmio Esso de Jornalismo destina aos vencedores um total de R$ 112 mil, em valores brutos. Os premiados serão homenageados no dia 4 de dezembro, durante um jantar no Rio de Janeiro.

Relação dos vencedores em cada categoria

Jornalismo

Filipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon, Rodrigo Mattos e Sérgio Rangel, com o trabalho “O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira”, publicado no jornal "Folha de S. Paulo".

Telejornalismo

Fábio Pannunzio, Edvander Rodrigo Silva, Eliete Cavalcante de Albuquerque, Rosângela Marques Lara, Luiz Pessoa Júnior, Ubaldino Mota, Josenildo Tavares e José Antônio Martins de Palma Gonçalves Peres, com o trabalho “Desaparecidos”, exibido na “Rede Bandeirantes de Televisão”.

Reportagem

Letícia Duarte, com o trabalho “Filho da Rua”, publicado no jornal “Zero Hora”.

Fotografia

Wilton Junior, com a foto “Touché”, publicada no jornal “O Estado de S. Paulo”.

Informação Econômica

Claudia Safatle e Ribamar Oliveira, com o trabalho "O dia em que o Brasil quebrou", publicado no jornal "Valor Econômico".

Informação científica, tecnológica ou ambiental

Cristiane Segatto, com o trabalho "O paciente de R$ 800 mil", publicado na revista "Época".

Educação

Antônio Gois, Chico Otávio, Efrém Ribeiro, Odilon Rios, Letícia Lins e Carolina Benevides, com o trabalho "Aula de excelência na pobreza", publicado no jornal "O Globo".

Prêmio especial de primeira página

Ana Dubeux, Saulo Santana, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luís Tajes e Varilandes Gonçalves, com o trabalho "Adeus, Chico", publicado no jornal "Correio Braziliense".

Criação gráfica – categoria jornal

Alessandro de Castro Alvim, Renato Carvalho, Michelle Rodrigues e Kamilla Pavão, com o trabalho "Cristo", publicado no jornal "O Globo".

Criação gráfica – categoria revista

Rafaela Ranzani, Camila Durelli, Manuela Alcântara e Fernando Luna, com o trabalho "Lebmra quem tmoou toads?", publicado na revista "TPM".

Prêmio regional Norte/Nordeste

João Valadares, com o trabalho "Reencontros", publicado no "Jornal do Commercio".

Prêmio regional Centro-Oeste

Daniela Arbex, com o trabalho "Holocausto Brasileiro", publicado no jornal "Tribuna de Minas".

Prêmio regional Sul

Adriana Irion e José Luís Costa, com o trabalho "Meninos condenados", publicado no jornal "Zero Hora".

Prêmio regional Sudeste

Fausto Macedo e Felipe Rocondo com o trabalho "Farra salarial no Judiciário", publicado no jornal "O Estado de S. Paulo".

Melhor contribuição à imprensa

A Comissão de Premiação do Prêmio Esso de Jornalismo 2012 decidiu atribuir a distinção de "Melhor contribuição à imprensa" ao jornal "O Globo", pelo produto "Globo a Mais", resultado do investimento da empresa no aperfeiçoamento da difusão de informação por meio de um novo formato.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário