sábado, 6 de outubro de 2012

Rio Bonito ganha mais três Postos de Saúde

Denilson Santos

O prefeito José Luiz falou sobre os investimentos do município no bairro, Serra do Sambê.
O prefeito José Luiz Alves Antunes e a secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, inauguram nesta quinta-feira (04/10) as novas unidades do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Rio Vermelho e da Serra do Sambê, e a reforma e ampliação do ESF do Rio do Ouro. Ainda este ano, o governo municipal pretende inaugurar a unidade da Mangueira, que está sendo finalizada, e a reforma e ampliação dos PSFs de Rio Seco, Praça Cruzeiro e Basílio, que estão sendo adequados ao novo padrão de prédios e atendimento que foi implantado pelo Governo Federal.

As inaugurações foram acompanhadas por moradores locais que comemoraram a abertura dessas novas unidades de saúde, que oferecem amplas e modernas instalações e conta com consultórios médicos, almoxarifado, sala de ginecologia (preventivo), sala de reunião, sala da gerência, sala de nebulização, farmácia, expurgo, cozinha e banheiros. Todas as unidades oferecem tratamento dentário gratuito diariamente.  
Investimento importante na Saúde do bairro Rio do Ouro.
A secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, explicou que esse novo modelo de instalações e atendimentos dos Postos de Saúde vem sendo implantado pelo Ministério da Saúde. A chamada Estratégia de Saúde da Família é a reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Segundo ela, estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. “Somente nessas novas unidades que entraram em funcionamento, cerca de 2,3 mil famílias foram cadastradas pelos Agentes de Saúde para receberem acompanhamento médico. Desta forma, o médico cuida individualmente desde as crianças até as pessoas mais idosas da família, orientando e fazendo a prevenção de doenças”, explicou a secretária.

Com a inauguração dessas novas unidades de saúde, a prefeitura de Rio Bonito pretende chegar a 100% de cobertura na Atenção Básica no município. “Inauguramos cinco unidades em menos de dois meses. Com a inauguração do ESF da Mangueira, ainda este ano, chegaremos a 100% de cobertura do Programa de Estratégia de Saúde em Rio Bonito, oferecendo atendimento médico e dentário de qualidade”, afirma Maria Juraci.  
A unidade do Rio Vermelho será uma ferramenta importante na promoção da Saúde no bairro.
O prefeito José Luiz disse que a intenção de ampliar o número de postos de saúde é para que os moradores tenham atendimento médico cada vez mais próximo das suas casas. “O nosso objetivo é que cada vez mais os moradores de Rio Bonito tenham atendimento médico de qualidade próximos das suas residências, se possível, dentro do próprio bairro que eles moram. Hoje não entregamos apenas três postos de saúde, como se fazia antigamente, sem estrutura e profissionais”, garante Mandiocão.

As unidades foram entregues com todos os serviços necessários para atender bem aos moradores, “inclusive com médicos e dentista todos os dias, e com uma farmácia abastecida para fornecer remédios gratuitos para quem necessitar”. Ainda segundo o prefeito, “esse padrão de qualidade nos serviços e no atendimento ao público, nós implantamos em todos os postos da rede municipal de saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário