quinta-feira, 25 de outubro de 2012

“Programa Flávio Azevedo” recebe vereador eleito Humberto Guarda

Flávio Azevedo

Humildade, carinho com o povo e determinação na busca por objetivos, elementos que conduziram Humberto Guarda a Câmara de Vereadores.
Numa série de entrevistas que o Programa Flávio Azevedo está realizando com os vereadores eleitos de Rio Bonito, o convidado do último dia 9 de outubro foi o vigilante Luis Humberto Pereira Pimenta, o Humberto Guarda (PRB), eleito com 777 votos nas eleições do último dia sete de outubro. Morador de Lavras, localidade interiorana do município, o novo parlamentar traça planos importantes para essa experiência que ele diz ser “única” na sua vida.
– Muito obrigado a todos que me ajudaram a conquistar essa vitória. Estou feliz com essa oportunidade que Deus me deu. Eu sou uma pessoa humilde, sempre dediquei muito carinho a todos que procuravam o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e eu não tenho dúvida que isso foi determinante para a minha vitória – disse o novo parlamentar na sua primeira e exclusiva entrevista, concedida na sua residência, dois dias depois de ter sido eleito.

Filho de Rio Bonito, com origem em família humilde e tradicional de Lavras, Humberto é casado, tem um filho, trabalha com piscicultura (criação de peixes), mas foi através da função de vigilante que ele conquistou o seu eleitorado e chegou a vitória. O vereador eleito deixou para trás tradicionais candidatos considerados mais fortes e até vereadores de mandato. “Sou filho de Natalino e Regina Pimenta, sou de uma família de quatro irmãos e somos todos daqui de Lavras. Eu sempre dediquei grande atenção às pessoas que buscam o INSS, porque por ali passa muita gente carente, pessoas humildes e, como eu sou pobre, eu sei o que é não ter informações e desconhecer direitos. É por isso que eu sempre me coloquei a disposição de todos”.

Não repetir erros

O novo vereador segue a trajetória de outros parlamentares riobonitenses que chegaram a Câmara de Vereadores como pessoas simples, representantes de localidades menores e de pouca representatividade, mas por conta de uma série de fatores, a maior parte deles não conseguiu se firmar no cenário político de Rio Bonito. A única que teve destino diferente foi Solange Almeida. Representante de Catimbau, ela foi vereadora duas vezes (1988/1996), chega ao terceiro mandato no Executivo (foi prefeita entre os anos de 1997 e 2004) e foi deputada federal em duas oportunidades (2006/2011).

Questionado sobre o que fazer para não repetir os exemplos negativos, Humberto comentou que a mudança de postura do político contribui para isso.
– Eu quero continuar dando atenção aos eleitores, não vou me ausentar da minha comunidade e não posso me esquecer da população que permitiu a minha chegada a Câmara de Vereadores. Talvez, iniciativas como essa tenham faltado a essas pessoas que não conseguiram se firmar no cenário político de Rio Bonito – analisa Humberto.

Confiança

Dizendo acreditar muito na prefeita eleita, Solange Almeida (PMDB), o novo vereador aponta realizações dela na localidade de Lavras (quadra de esportes e ponte) para justificar a sua expectativa. Questionado sobre o seu perfil de atuação e setor que se identifica no poder público, Humberto Guarda afirma que pretende priorizar a área da Saúde. O novo parlamentar informou que “embora seja morador de Lavras, também irá batalhar pelos bairros Jacuba e Mangueira, “que são localidades muito carentes de atenção do poder público”.
– Precisamos criar e fomentar o funcionamento das associações de moradores, lutar para que essas localidades sejam pavimentadas e recebam saneamento básico. A minha pretensão é continuar trabalhando aqui no INSS, porque foi aqui que eu conquistei o meu eleitorado. Eu não sei o que a gerência do INSS vai resolver, mas a minha pretensão é ficar para não perder o contato com o povo – disse.

Câmara

Sobre a renovação da Câmara de Vereadores, Humberto comentou que o povo decidiu por mudança e isso ficou muito claro. “Em todo lugar o comentário era que a Câmara precisava de sangue novo e foi isso que acabou acontecendo”. Sobre a postura dos parlamentares eleitos, Humberto comenta ser importante trabalhar em parceria com a Prefeitura para não repetir os erros dos atuais vereadores. Sobre o perfil do futuro presidente do Legislativo, ele acredita que “o comando da Casa deve ser entregue a uma pessoa que tenha formação e boa conduta. Na oportunidade, ele apontou os colegas Marcos Fonseca, o Marquinhos Luanda Car (PMDB) e Cláudio Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PSB), como nomes que poderiam ocupar a presidência.

Sobre as assessorias, ele defende a divisão igual dos benefícios que são oferecidos aos vereadores e afirmou que vai contar com assessores que trabalhem e realmente o auxiliem na condução do mandato. Sobre o desinteresse do povo pelo Legislativo, Humberto diz que a ausência de debates e de propostas relevantes contribui com esse cenário. “Nós precisamos exercer o papel de fiscalizador, estar atento aos atos do Executivo, mas sempre pensando em contribuir de forma positiva com o município”.

Preocupação

Reconhecendo ser Lavras uma localidade carente de uma série de benefícios, Humberto concorda que o incentivo ao Turismo pode ser uma iniciativa que pode dar um reforço financeiro para Rio Bonito e principalmente para a localidade. Ele afirmou que pretende lutar por ações que recuperem as cachoeiras (principais atrativos de Lavras) e acrescentou que se preocupa com o fato de em vários pontos as cachoeiras não estarem mais apropriadas para o banho. Ele denunciou o lançamento de lixo nas cachoeiras e afirmou que isso ser fiscalizado e impedindo.
– Se não tomarmos providências a nossa localidade é que será prejudicada. Como vereador eu pretendo lutar contra essa degradação da natureza e dos nossos mananciais – concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário