sábado, 6 de outubro de 2012

Justiça Eleitoral espera 43.942 eleitores riobonitenses nesse domingo

Flávio Azevedo

O chefe do Cartório Eleitoral, José de Tácio Teixeira da Fonseca.
Nesse domingo (07/10), entre 8h e 17h, a Justiça Eleitoral espera por 43.942 eleitores nas 128 seções eleitorais de Rio Bonito. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, José de Tácio Teixeira, o volume de abstenção, votos nulos e brancos deve ser da ordem de 10 a 15%. Esse número nos permite assegurar que cada partido ou coligação deverá alcançar cerca de 3,7 mil votos para fazer um vereador.

A nossa reportagem também conversou com o chefe do Cartório Eleitoral sobre o comportamento do eleitor durante as eleições. Segundo ele, “o cidadão poderá apenas votar”. Baseado no artigo 49, da Resolução 23.377/2011, que versa sobre propaganda eleitoral, ele afirmou que “está vedado o uso de bandeiras, adesivos, dísticos, vestuário da cor do candidato, sobretudo se a pessoa estiver em grupo”.
– A manifestação individual é livre, mas a aglomeração de pessoas com vestuários com cores e acessórios que lembrem este ou aquele candidato poderá resultar na prisão desse eleitor – explicou Tácio, informando que os detidos ficarão presos até às 17h, no Rio Bonito Atlético Clube.

O chefe do Cartório Eleitoral disse que as pessoas deverão votar e retornar às suas casas a espera dos resultados. Ele disse que a abordagem a essas pessoas será feita pela polícia e toda manifestação deve ser feito com muito cuidado. Carros de propaganda, jingles de campanha e a distribuição santinhos também será alvo da atenção da Justiça Eleitoral que, segundo José Tácio, irá multar os candidatos infratores.

O capitão Toledo está contando com 44 policiais militares para o trabalho durante as eleições.
O Capitão Toledo, comandante da 3ª Companhia do 35º Batalhão da Polícia Militar, disse que “além do efetivo normal da CIA, mais policiais já estão em Rio Bonito, ficando um PM em cada local de votação. “Estamos dispondo de 44 homens para dar segurança ao eleitor e para garantir que o processo eleitoral ocorra com lisura, transparência e seja o mais democrático possível”, garantiu o capitão.

A Rádio Sambê FM (98,7) estará no ar durante todo o dia e até o término da apuração, quando ocorrerá o anúncio oficial dos vencedores (prefeito e vereadores), o que de acordo com chefe do Cartório Eleitoral deve acontecer por volta das 21h.
– Nós precisamos contabilizar tudo e informar ao TRE. Eles devolvem as informações para nós para que a juíza (Roberta Costa) faça o anúncio oficial. Eu acredito que os fiscais já saberão o resultado da majoritária (prefeito) um pouco antes, mas o suspense para os interessados na proporcional (vereadores) será maior, muito por conta dessa questão de legendas e as inúmeras contagens que envolvem esse processo – concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário