terça-feira, 9 de outubro de 2012

Hospital Darcy Vargas... A história se repetirá

Flávio Azevedo

O HRDV, em Rio Bonito é uma entidade filantrópica, mas a população, equivocadamente, pensa que é da Prefeitura.
Se a próxima gestão do município de Rio Bonito não fizer uma campanha maciça informando aos riobonitenses, que o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) não é uma instituição municipal, já nos primeiros meses de mandato a nova gestão receberá as mesmas críticas de hoje. Aqui no Facebook já tem gente postando comentários que me levam a crer que a partir de janeiro, como que num passe de mágica, o HRDV vai ser melhor que o Hospital Israelita Albert Einstein. E isso está bem distante de acontecer seja lá quem for o prefeito.


O HRDV é uma entidade filantrópica (que não significa público), tem um presidente (o comando é dele) e um corpo de conselheiros que definem a vida da instituição. O poder público não tem nenhum gerenciamento sobre o HRDV. A única coisa que a máquina governamental pode fazer é contratar os serviços da instituição, que funciona como qualquer outro comércio: você me paga, recebe o serviço, se não paga, não tem o serviço. Simples assim!

Espero sinceramente que a oposição dos próximos quatro anos seja mais decente e por que não, original. Que ela venda o peixe pelo preço que custa. Que ela use a sua força e, sobretudo a indignação do povo de maneira mais razoável, porque na atualidade, as críticas partidárias surfam oportunistamente na idiotice e na ignorância (de ignorar) do povo. Por outro lado, esse povo também, hein? Permitem-se manobrar a troco de nada e/ou por qualquer promessa infundada, geralmente por pura preguiça de pensar e analisar.

Não precisa ser antropólogo ou sociólogo para perceber que uma das maiores carências da sociedade é a reflexão. Mas o que esperar da sociedade, se os seus representantes (os políticos), a cada reunião que lhes é exigido o pensamento, eles reclamam que o entrevistador conduz a conversa ta no campo da reflexão? A verdade é que estamos sim evoluindo, mas a caminhada é longa, muito árdua e as mudanças estão distantes de acontecer!

Um testemunho

Depois de vários meses ouvindo e lendo muita bobagem, finalmente eu sou brindado com alguma coisa decente no Facebook. O texto foi postado por Isabela Bernabé, que conseguiu encontrar os verdadeiros culpados pelos problemas enfrentados não só pelo Hospital Darcy Vargas, mas pela Saúde em todo Brasil.

O texto:

Quero primeiro agradecer a toda equipe de ENFERMAGEM do Hospital Regional Darcy Vargas, que todas as vezes que precisei tive o acolhimento e cuidados necessários. Estão de parabéns mesmo. Infelizmente, não posso dizer o mesmo dos médicos, que simplesmente não existem ou só fazem a visita dando um “oi pessoal tá todo mundo limpinho?...” – Por favor, “Tá todo mundo limpinho?”. Isso é avaliação médica?

Meu pai ficou uma semana e tivemos que transferi-lo. Felizmente nós tivemos condições para levá-lo a um Hospital decente, mas e as outras pessoas que ficaram lá naquela enfermaria? Fico triste e chocada. Se existe uma equipe tão boa de ENFERMAGEM, porque não conseguem manter médicos competentes também?

Triste muito triste... E não venham me falar do governo desse ou daquela.... Entra e sai esses ditos “governantes” e eles só sugam a teta do hospital e vão embora colocando a culpa uns nos outros. A culpa é nossa de vivermos reclamando e toda vez elegermos eles! Espero mesmo que a ficha do futuro prefeito caia e ele queira trabalhar!

ATENÇÃO: não somos santos, então não nos faça promessas, ok? Pois acreditar está difícil!

Um comentário:

  1. Este retrato só me leva a crer que toda direção, sócios, tem que se afastar e deixar que a competência venha renascer e brotar para que o HRDV seja o que seu projeto inicial sonhou um dia. Novos sócios, novas mentes-gestoras! Não há como seguir se não houver visão e despreendimentos de egos, para que o futuro se modifique. Arriscaram demais e em nada geriram! Há muitos assuntos sem resolver e sem solução imediata! Há muitas contas que não fecham nem com marreta! Há muitas coisas estranhas que pessoas sabem, mas não abrem por questões de ligação templária! O MP templário aqui não funciona! Pra que servem??? Uma vergonha!

    ResponderExcluir