quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Poeta Francisco Azevedo lança segundo livro

Flávio Azevedo

O poeta autografando o livro durante o lançamento na Pinacoteca Municipal.
O poeta, músico, escritor e letrista, Francisco Azevedo, lançou na noite do último dia 11 de setembro, na Pinacoteca Municipal Antonio Benevides, no Centro de Rio Bonito, o livro “Histórias e Lendas em Foco”. O livro é a segunda obra do escritor, que em julho de 2011, lançou o seu primeiro trabalho: “Retalhos da Vida”. O livro contém 50 histórias e estórias, rimadas, no estilo cordel, que segundo o poeta ele conhece desde a infância.
– São narrativas que eu ouvia quando era criança, num tempo em que não contávamos energia elétrica e televisão, o que permitia as famílias se reunirem no entorno do fogão de lenha ou da fogueira para prosear e compartilhar histórias e lendas que impressionavam, principalmente, as crianças – comenta o escritor, afirmando que muitas histórias que ele narra foram aprendidas nos seus livros escolares.

A abertura do evento foi feita pelo filho caçula do poeta, o diagramador James Azevedo, que cantou a música “Pai Nosso”, uma prece cantada que teve como objetivo buscar as bênçãos de Deus para o escritor e todos os presentes. Já a condução do programa ficou a cargo do filho mais velho, o jornalista Flávio Azevedo. “Para quem não nos conhece, aqui estão os dois filhos de Francisco”, disse James antes de cantar a sua melodia. Ele ressaltou que sempre foi um sonho ver o pai figurar entre os autores e escritores riobonitenses.

Conhecimento da vida

Francisco Azevedo agradecendo a presença do público que foi prestigiar o lançamento do seu livro.
Nascido no alto da Serra do Sambê, em três de fevereiro de 1946, ele é o último dos nove filhos do casal, Joaquim Azevedo e Deolinda Azevedo Ribeiro. Casado, o poeta é pai de dois filhos que lhe deram dois netos. Agricultor de origem, ele também foi comerciante e pedreiro. Desde os 13 anos ele faz parte do grupo de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, denominação da qual foi dirigente por 12 anos. Embora muito cedo tenha deixado os estudos, o constante contato com os livros e com as pessoas lhe rendeu conhecimentos variados.
– Não era projeto de meu pai que eu trabalhasse na lavoura. Sempre os ouvi conversando sobre o meu futuro e sei que eles pretendiam investir nos meus estudos. Entretanto, uma doença que atingiu papai mudou esses planos. Como eu era o último filho, eu precisei deixar os estudos e trabalhar na roça – conta o autor, acrescentando que os cargos de liderança na igreja, mais o contato com a Bíblia foram contribuições importantes para o trabalho que desenvolve hoje.

Trabalho nas escolas

Entre as muitas atrações do lançamento da programação, o músico Renato Primão.
Como forma de divulgar os seus livros e apresentar a sua vertente musical, o poeta vem desenvolvendo um trabalho sócio-educativo nas escolas municipais e parceria com Secretaria de Educação e Cultura, que adquiriu 300 livros (Retalhos da Vida) para ser utilizado nas unidades da rede. “Em contrapartida eu visito as escolas e isso me deixa muito feliz. A secretária Ana Maria Figueiredo fez um roteiro para eu visitar as escolas e eu tenho falado para um público de variadas idades. Sou sempre bem recebido pelos alunos, pelas professoras, pelas diretoras, isso me deixa muito feliz e os convites para retornar são constantes”, pondera o poeta.
  
A programação de lançamento do livro “Histórias e Lendas em Foco” contou com a presença do Grupo de Serenata Lua Branca; do músico Renato Monteiro Parada, o Renato Primão; do diretor do Departamento de Cultura, Dawson Nascimento; da Secretária de Educação e Cultura, Ana Maria Figueiredo. Se no livro “Retalhos da Vida”, a estória “O Ladrão e a Mamangaba” é uma das mais requisitadas, o segundo trabalho conta com curiosas e intrigantes narrativas. Segundo o poeta “O Rei que Comeu uma Barata”, “A Melancolia de um Palhaço”, “O Sangue de uma Virgem”, “As Três Moedas de Ouro”, “O Menino Lançado ao Mar”, “A Mulher e o Automóvel”, “A Lenda da Serra Amar e Querer”, entre outras, são histórias do livro recém lançado que não podem deixar de ser lidas pelos leitores.
– São 50 histórias que provocam inúmeros sentimentos. Narrativas populares, mas que fazem rir e chorar, sorrir e refletir. Quem adquirir o livro certamente ficará satisfeito, porque o conteúdo é muito bom – conclui o poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário