terça-feira, 25 de setembro de 2012

Irregularidades em Festas e eventos é assunto no Conselho de Segurança

Flávio Azevedo

Um dos temas abordados durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de setembro, realizada na Câmara de Vereadores no dia três, foram algumas festas e eventos realizadas para o público adolescente. O assunto, classificado como prioridade para candidatos a prefeito e vereador, precisa ser pensado com responsabilidade. Todavia, a conivência dos pais, a falta de limites e o espírito permissivo das famílias têm contribuído significativamente para que jovens e adolescentes tenham problemas, às vezes, irreversíveis e fatais. A questão foi levantada pelo vice-presidente do CCS, José Balbino. Ele comentou que “além das autoridades, as famílias também precisam prestar atenção nos seus filhos”.  

De acordo com os participantes da reunião, esses eventos exercem forte atração sobre adolescentes e jovens e essa peculiaridade os deixa expostos as drogas lícitas e ilícitas. “Acho que esses eventos precisam ser fiscalizados com mais rigor. Dias atrás, na noite em que haveria uma festa a fantasia, eu quase não consegui chegar a minha casa. Aliás, as cenas que eu testemunhei no meio da rua me chocaram”, narrou o presidente do CCS, Bruno Soares.

Ainda segundo Bruno, “uma pergunta é preciso ser deixada no ar: onde estão os comissários de menores? Nós estamos recebendo denúncias, inclusive, de festas que estão sendo realizadas em sítios e localidades afastadas do Centro da cidade, para que os organizadores e frequentadores não precisem de autorização”, comentou Soares. “Os jovens precisam de diversão e as festas têm essa função. Entretanto, é preciso que exista um ordenamento e que regras sejam estabelecidas”, ponderou. Uma das festas denunciadas durante a reunião foi a “Sabotaram Meu Copo”, freqüentada basicamente por menores.

O comandante do 35º Batalhão da PM, tenente coronel Wagner Guerci, pediu que o Conselho providenciasse uma relação das referidas festas para que a PM não dê o “Nada Opor”, documento que se for negado impede a realização dos tais eventos. “A Prefeitura Municipal também pode cassar o Alvará de Funcionamento do estabelecimento envolvido”, sugeriu Guerci. Uma pessoa presente a reunião disse que o cenário é assustador e fez uma denúncia: “Todas as autoridades do município estão cientes. Policiais militares, comissários de menores... Todos sabem, mas fazem vista grossa. Até a segurança do evento, em várias oportunidades, tem que fingir que não está vendo certas coisas”, disparou.

Para o presidente do Conselho Tutelar de Rio Bonito, Alessandro Silva, na maior parte das ocasiões os pais são culpados. “Por conta da fiscalização do Comissariado, eles entram na festa com os filhos. Passados, porém, 10, 15 minutos, eles se retiram e deixam os filhos na festa”. Alessandro também informou que o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou resolução proibindo a atuação dos conselheiros tutelares na fiscalização desses eventos e confirmando ser essa função uma atribuição do Comissariado de Menores.

Balanço das ações de agosto

Capitão Toledo: “a criminalidade no município diminuiu".
Segundo estatísticas apresentadas pelo comandante da 3ª CIA da Polícia Militar de Rio Bonito, capitão Toledo, “a criminalidade no município diminuiu e alcançou todas as metas definidas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O comandante da PM local, com o auxílio de um projetor apresentou um resumo das principais ações da 3ª CIA em agosto. Ele ressaltou a importância das denúncias e destacou que todas as prisões ocorreram por conta das denúncias. “A população pode denunciar, porque não há como descobrir a identidade do denunciante”, destacou.

Prisões em localidades como Loteamento Schueller (tráfico de drogas), Praça Cruzeiro e Conjunto Monteiro Lobato; a captura de um dos bandidos que assaltou a Padaria Nosso Pão (em março); e a apreensão de muito entorpecente, foram ações apresentadas pelo Capitão Toledo. Outra ação comemorada pelo comandante da 3ª CIA da PM foi a prisão de Marcelo Soares Oliveira, vulgo Téo. Ele foi preso na madrugada de 31 de agosto para 1º de setembro. A polícia suspeita que ele seja o responsável por uma série de assaltos à transeuntes e estabelecimentos comerciais, problema, inclusive, denunciado no CCS de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário