segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia 27 de Agosto – Dia do Psicólogo

Flávio Azevedo

Parabéns a todos os psicólogos pelo seu dia. Esse profissional é o que mais conhece a mente humana. Cabe a esse profissional estudar os fenômenos da mente e do comportamento humano com o objetivo de orientar os indivíduos a encontrar o equilíbrio entre razão e emoção.

Existe a psicologia da personalidade (ocupa-se dos diagnósticos e desenvolvimento das personalidades); a psicologia social (estuda o comportamento dos indivíduos dentro do grupo); psicologia comparativa (compara o comportamento animal com o do homem); psicologia do desenvolvimento (avalia as mudanças que acontecem com o indivíduo); psicologia experimental (analisa os fenômenos psicológicos com fenômenos naturais, em condições monitoradas em laboratório) e a psicologia clínica (tratamento das neuroses e demais problemas psíquicos).

O psicólogo pode atuar em consultórios, mas também em escolas, empresas, hospitais, e na área de pesquisa, um campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Seja qual for a sua escolha, o profissional precisa saber que estará lidando com pessoas e os seus sentimentos, medos e desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário