sábado, 18 de agosto de 2012

Deputado Marcos Abrahão apresenta suas propostas para os universitários de Rio Bonito

Flávio Azevedo

O deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B), candidato a prefeito de Rio Bonito/RJ nas eleições do próximo dia 7 de outubro, recebeu, na tarde desse sábado (18/08), no Ginásio Bonitão, na Cidade Nova, um grupo de universitários. O objetivo foi apresentar suas propostas para a categoria. O tema principal foi o Transporte Universitário, que há anos é tema de campanhas políticas. Os estudantes pleiteiam a transformação do benefício em lei que assegure o transporte como direito.
– Precisamos de uma lei que assegure o Transporte Universitário, porque todas as vezes que se aproxima o período eleitoral nós ficamos apreensivos quanto a continuidade do benefício. Sinceramente, não existe uma garantia de que o próximo governante vá continuar o Transporte Universitário – disse o estudante Adalmir Cardoso.

Revelando que existe mais de mil universitários que utilizam o serviço diariamente em Rio Bonito, os poucos (31) estudantes que compareceram ao encontro com Marcos Abrahão criticaram a ausência dos colegas. “São tantas pessoas reclamando e criticando que eu pensei que isso aqui ia ficar lotado. Parece que as pessoas só sabem mesmo reclamar”, analisou a universitária Aline Alves. Também chateada com o volume de colegas que prestigiaram o evento, a universitária Jéssica Leão fez uma reflexão: “muitas pessoas pensam estar se comprometendo com o candidato só porque vai a uma reunião ouvir as suas propostas”.

Desmente essa tese o próprio deputado Marcos Abrahão, que ao final da reunião defendeu a presença dos universitários nos encontros com os demais candidatos. “Façam questão de ir às outras reuniões e ouçam as propostas de cada um”. Sempre irônico, ele aproveitou a oportunidade para fazer um gracejo: “depois que vocês estiverem por dentro de cada proposta, analisem, porque ‘que compara vota’. Eu não tenho dúvida que Marcos Abrahão ‘está cada vez melhor’”. O deputado defende a aquisição de novos ônibus pela Prefeitura Municipal e não vê com bons olhos a terceirização do serviço porque, segundo ele, “o objetivo é agradar doadores de campanha e fugir da responsabilidade de gerenciar o serviço”, alfinetou.

Uma história antiga

Antes de apresentar as suas propostas, o deputado Marcos Abrahão comentou que era preciso fazer um contexto histórico sobre o assunto, “porque muitos de vocês ainda estavam no Ensino Fundamental quando essa questão, que não é de hoje, começou a ser debatida”. De acordo com Abrahão, em março de 2001, houve uma crise no Transporte Universitário. A época, a então prefeita Solange Almeida afirmou que não poderia continuar oferecendo o serviço. “Para manter seria preciso que cada aluno contribuísse com uma quantia”.
– Junto com o então vereador Aissar Elias, nós fomos para uma reunião com os universitários e seus pais para tratar do assunto. Diante da posição da prefeita, eu garanti que conseguiria dois ônibus. Depois de muito chá de cadeira, nós conseguimos com o então secretário estadual de Administração, Hugo Leal, a cessão de dois ônibus, que foram bancados pela Câmara de Vereadores – contou Abrahão.

O deputado destacou que os veículos foram caracterizados como de propriedade do poder Legislativo e a Prefeitura se ausentou do processo. “Nós conseguimos que a empresa São Geraldo fizesse a manutenção, bancasse parte do combustível e o motorista era comigo”, narrou Abrahão, lembrando que em 2002, quando o vereador Carlos Cordeiro Neto, o Caneco, “assumiu a presidência do Legislativo e transferiu a responsabilidade para o município. Hoje, os dois carros estão sucateados, um deles na São Geraldo e, o outro, no pátio da Oficina Rex”.

Algumas propostas

O deputado criticou os atuais veículos destinados ao Transporte Universitário, “eles poderiam ser mais confortáveis”; enfatizou que os carros que fazem transporte de pacientes não deveriam transportar os universitários, “isso é um perigo para os estudantes”; salientou o desgaste que a viagem causa aos universitários, “a pessoa chega à faculdade cansada e não consegue render igual aos outros”; e ressaltou que “os ônibus universitários deveriam ser utilizados única e exclusivamente para esse fim (transporte de universitários), o que poderia, inclusive, diminuir o desgaste do veículo”.

Aproveitando a oportunidade que teve com os universitários, Abrahão também disse que “eu sempre deixei claro que os dois ônibus que eu consegui eram paliativos, mas não me deram ouvido. A atual gestão comprou novos ônibus, mas tudo de maneira equivocada”. O deputado na oportunidade também apresentou o seu plano de governo, discorreu sobre os seus projetos para áreas como Segurança, Educação, Esporte e deu uma garantia: “caso eu seja prefeito, nós teremos uma faculdade pública em Rio Bonito, e digo mais: vamos investir na Educação do município para que os nossos alunos reúnam condições de passar no vestibular da pública”.

PS: os encontros dos universitários com os demais candidatos também contarão com a cobertura desse jornalista, do jornal "O TEMPO" e do Programa Flávio Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário