sexta-feira, 6 de julho de 2012

“Um lugarzinho no meio do nada”

Flávio Azevedo

Ao analisar a situação de Rio Bonito em relação a Cultura, uma pessoa postou no Facebook de “O TEMPO EM RIO BONITO”, que infelizmente “Rio Bonito será sempre um lugarzinho no meio do nada”. Achei a provocação, ou desabafo, não sei, extremamente pertinente, sobretudo se analisarmos o restante da letra dessa melodia do grande Toquinho, um dos ícones da MPB.

O grande problema de Rio Bonito, porém, não é só esse. Aliás, isso não seria ruim, se esse lugarzinho no meio do nada ainda tivesse “sabor de chocolate” (no nosso caso de mariola ou bananada). A verdade é que até o prazer de sentir “cheiro de terra molhada” vem sendo roubado de nós.

Tudo isso acontece porque na luta da “riqueza contra a simplicidade”, nós sempre achamos que o dinheiro é quem dá a almejada felicidade. A verdade é que por conta dessa paixão por alcançar a riqueza, nós deixamos de “cultivar as nossas amizades”, esquecemos de “mergulhar na nossa própria fantasia” e ignoramos a importância da nossa “liberdade”.

“Amor, aventura, magia”, palavras citadas na última estrofe da melodia de Toquinho, nada disso está inserido nas relações sociais e políticas dos riobonitenses. Para nossa tristeza, nos últimos anos, as nossas relações (eu sou riobonitense) estão sendo regidas pelo ódio, pelo egoísmo, pelo engano, pela truculência, pela desonestidade, pela mesmice e pela maldade (que é totalmente diferente de magia). O lúdico, o honesto, o verdadeiro, o educado, o sincero, o correto, o amigo, o altruísmo e o desinteresse, isso tem passado longe de nós.

Para quem ainda não percebeu, cada vez que nos distanciamos desses valores, Rio Bonito fica cada vez mais distante de tudo e cada vez mais próximo do nada.

Era uma vez

Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada...

Era uma vez
A riqueza contra
A simplicidade
Uma mostrando prá outra
Quem dava mais felicidade...

Prá gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Prá gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade...

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem haver
Quem já foi criança um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário