domingo, 15 de julho de 2012

Programa “O TEMPO EM RIO BONITO” recebe Mauro Prevot e Sander

Flávio Azevedo

O juiz aposentado Mauro Prevot, líder do Grupo de Serenata Lua Branca; e o músico e ativista, Sander, foram os convidados do programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, desse domingo 15 de julho. Com o objetivo de comemorar o Dia Municipal do Seresteiro, o Lua Branca promove entre os dias 27 e 28 de julho, dois eventos que pretendem marcar os setor cultural riobonitense.
– No dia 27, no Auditório Olívio Osório Rodrigues, na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, nós vamos fazer um tributo a Noel Rosa. Vamos tocar muita Música Popular Brasileira e relembrar os velhos carnavais – disse Prevot, destacando que no dia 28 a programação acontece na Praça Fonseca Portela que recebe o clássico regional do Lua Branca, que fará nessa noite a tradicional Serenata nos jardins da praça.

Já o músico e ativista, Sander, integrante do Projeto “Cidadania Viva”, foi recebido para falar sobre o lançamento do seu primeiro CD. O disco, intitulado “Kaia na Real”, será apresentado ao público no dia 11 de agosto, no Espaço Cultural Lona na Lua. O CD foi gravado nos estúdios Maverick e conta com a produção do músico e produtor Marcelo Cardoso, o Marcelo Kaus, que além de liderar a banda Maverick, tem se dedicado a gravação de discos, sobretudo de artistas locais.

De acordo com Sander, o trabalho tem músicas de composição sua e o principal objetivo é alcançar a juventude que a cada dia está mais exposta aos efeitos das drogas e a influência da mídia, que “atende a vontade do povo” (letra de uma das músicas do CD) no oferecimento de nada. “O horário de TV é extremamente caro, vale milhões, mas o conteúdo é muito pobre, exatamente para fazer as pessoas permanecerem vazias”, comentou Sander, destacando que a família é a entidade que mais sofre diante desse cenário.

Investimento em Cultura

Se o líder do Grupo de Serenata Lua Branca parabeniza a iniciativa de Silva Jardim, onde a Prefeitura local criou o Teatro Municipal Zezé Macedo e o Centro Cultural Capivari, ele lamenta não ver a mesma disposição por parte da Prefeitura de Rio Bonito. “Nós não estamos mal. Só temos uma estação queimada, a Biblioteca está escondida e a antiga sede da Delegacia, que poderia abrigar um equipamento voltado para a Cultura, está fechada”, ironizou.
– Muito se fala da importância de se criar a Secretaria Municipal de Cultura. Contudo, é bom lembrar que em Silva Jardim, por exemplo, não existe Secretaria de Cultura, mas os investimentos no setor aconteceram. Isso prova que investimentos no setor cultural é uma questão de vontade política – critica Prevot.

A corrupção do Funk

Para Sander, além da falta de investimentos no setor Cultural, o fomento ao debate é nulo. O ativista comenta que até os movimentos sociais e manifestações culturais que tinham identidade com o pobre e as classes desfavorecidas foram corrompidos pela “lógica midiática” e dá exemplos.
– O Funk surgiu com o propósito de expor a realidade das favelas, das pessoas pobres, mas o mercado fonográfico e as gravadoras se apropriaram e acrescentaram a pornografia. Com isso, o movimento que nasceu para conscientizar acabou se transformando numa arma de alienação. Hoje, o Funk é sinônimo de muita bunda, muito peito, muita coxa e tornou-se imoral – destaca Sander.

O músico não para por aí. Ele cita o Funk “Eu só quero é ser feliz”, de Cidinho e Doca, um dos primeiros a ganhar fama, que segundo Sander, “hoje é tido como careta”. Ele afirma que esse é um exemplo clássico da mudança de paradigma e canta o refrão para exemplificar.
– Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é. E poder me orgulhar e ter a consciência que o pobre tem o seu lugar! Fé em Deus... Percebe como essa letra é um pedido de socorro? E o que temos hoje? – questiona Sander.

Andrezinho Chock

O fenômeno Andrezinho Chock, o MC riobonitense que está fazendo sucesso por quase todo Brasil, menos no Rio de Janeiro, é outro exemplo apontado por Sander para ilustrar a força do mercado que só investe no que é ruim. Segundo ele, “como Andrezinho mantém a ideologia de fazer letras com conteúdo, com fundo político e se recusa a fazer apologia ao sexo a as drogas, ele acaba sendo excluído do mercado local e só aparece fora do Rio de Janeiro”, revela Sander, expondo a cruel realidade das “glamorosas” e “popozudas” que acabam se sujeitando a exposição por conta do status e posição social que vem a reboque do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário